Cultura Geral Música

Órgãos de Mafra: Lançamento de triplo CD e concerto

No dia 7 de Dezembro, pelas 21 horas, o Município de Mafra promove o concerto de apresentação do triplo CD “Dois Séculos de Música – Órgãos do Concelho de Mafra”, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

A entrada é gratuita, mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira.

A coleção de três CD, que se apresenta, resulta do registo sonoro efetuado aos 11 órgãos do Concelho de Mafra, dos quais: o conjunto dos seis instrumentos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, classificados como Património Mundial pela UNESCO; os quatro órgãos históricos das igrejas de Encarnação, Livramento, Gradil e Ericeira; e ainda o instrumento recentemente construído para a Igreja de Santo André, em Mafra.

A coletânea integra, também, duas brochuras, uma para o público em geral e outra para o público infantil, assim fomentando o acesso ao conhecimento.

No concerto de apresentação, os organistas João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira, João Santos, Margarida Oliveira, Diogo Rato Pombo e Daniela Moreira apresentarão obras de Haendel, C. Seixas, Bach, Boccherini, A. Silva Leite, Beethoven, Bédard e Elgar.

O acesso ao concerto está condicionado ao cumprimento, por parte do público, das medidas sanitárias definidas pela Direção-Geral de Saúde.