Oito pessoas morreram nas estradas desde a passada quinta-feira, de acordo com o balanço provisório da Operação Natal da GNR, divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 26 de Dezembro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, entre o dia 22 de dezembro e as 7h30 desta segunda-feira, 867 acidentes, incluindo oito vítimas mortais, 12 feridos graves e 199 feridos leves.
Em comunicado com dados provisórios, a GNR adianta que 28 389 condutores foram fiscalizados, 217 dos quais conduziam com excesso de álcool, tendo sido 107 pessoas detidas por condução com taxa de álcool no sangue superior a 1,2 gramas/litro.
No conjunto das 5.404 contraordenações detetadas no mesmo período, 1.680 prendem-se com excesso de velocidade, 406 dizem respeito à falta de inspeção periódica obrigatória, 186 a falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças, 111 ao uso indevido do telemóvel durante a condução e 147 à falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório
A GNR sublinha, no mesmo comunicado, que vai continuar a da prioridade à fiscalização da condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade, falta de inspeção periódica obrigatória, manobras perigosas e utilização indevida do telemóvel.
A Operação Natal e Ano Novo 2022 da GNR mantém-se em curso até dia 2 de janeiro.
A GNR apela aos condutores para que planeiem a viagem, façam pausas para descanso, adequem a velocidade às condições meteorológicas, condições da estrada e tráfego e evitem manobras perigosas.
Adicionar comentário