O Big Rider, António Laureano, de 18 anos, surfou no dia 29 de Outubro de 2020, a onda que poderá valer-lhe a entrada para o Guinness World Records.
Foi apresentada ontem, dia 12 de Abril, a medição da onda de Tony Laureano, no Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, pelo professor Miguel Moreira, da Faculdade de Motricidade Humana.
Segunda as medições apresentadas a onda terá uma altura de 30,9 metros, o que deverá dar ao Big Rider, a distinção de maior onda surfada do mundo, que apenas poderá ser reconhecida pelas entidades competentes.
A mediação foi feita através de um programa informático em que é marcada “a ‘crista’ da onda, que é o ponto mais alto e a sua base”, e avaliado o seu tamanho, tendo como “referencial de escala a altura do surfista”. Para isso, foi identificada, nas imagens disponíveis, a ‘frame’ em que a “massa de água enorme e dinâmica […] tinha a altura mais alta”, explicou o docente.
O atual recorde mundial pertence a Rodrigo Koxa, com uma onda de 24,38 metros.
“Eu nem sei explicar como me tenho sentido nos últimos dias. Por um lado, tenho as expectativas em alta, mas por outro lado, não quero ter as expectativas tão altas porque tudo pode acontecer. Mas estou bastante confiante de que vou ter a maior onda surfada“, reconheceu Tony Laureano.
O Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, durante a conferência de imprensa, enalteceu Tony Laureano e a sua “capacidade de luta tremenda”, reconhecendo que é com grande expectativa que aguarda, agora, o próximo passo para a certificação do recorde mundial.
Para já, António Laureano torna-se o português com a maior onda alguma vez surfada. Com o aval da World Surf League e do Guinness, o reconhecimento será mundial. Além disso, o jovem de 18 anos já venceu vários prémios, entre os quais o Prémio Revelação Gigantes da Nazaré e o de maior onda na remada da EDP Mar Sem Fim.
Adicionar comentário