Segundo a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, as dragagens e obras de reforço iniciadas em Novembro de 2021 no quebra-mar do Porto da Ericeira, representaram um investimento de 1,6 milhões de euros.
As obras “motivaram várias paragens, forçando mesmo a recolha da draga ao Porto de Peniche por diversas vezes, de forma a evitar acidentes” devido às condições do mar. Estas ficaram concluídas em julho, “com a realização do levantamento batimétrico final, tendo-se esgotado o volume de sedimentos a dragar previsto no contrato“, segundo a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
De forma a melhorar as condições de navegabilidade e acessibilidade ao porto e regularizada a areia da parte emersa da praia dos Pescadores, repondo a dimensão e cotas anteriores à ampliação do quebra-mar, foram dragados 260 mil metros cúbicos de areia da rampa e varadouro do porto .
Os trabalhos incluíram o transporte e imersão dos sedimentos dragados, para alimentar a deriva litoral e combater a erosão costeira.
Foram também efetuadas obras de reforço do quebra-mar, com a colocação de enrocamentos de grandes dimensões na zona da cabeça do molhe, proporcionando uma maior robustez e segurança desta obra de proteção do porto.
Adicionar comentário