Escolas

O novo logótipo da Filarmónica da Ericeira é…

No dia 2 de junho decorreu, na Escola Básica e Secundária António Bento Franco, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso para o Novo Logótipo da Filarmónica da Ericeira, na presença do Presidente desta instituição e de alguns alunos, familiares, professores, outros funcionários e a Direção da escola.

A professora Patrícia Jorge, representante de Educação Visual, para dar início à cerimónia, fazendo uma resenha de todo o processo desde o desafio lançado pela Direção da Filarmónica até ao momento de divulgação dos resultados do concurso. Juntamente com dois colegas, orientou o trabalho dos alunos do 9º ano. Dos 150 participantes, foram selecionados 12, expostos no Polivalente para a ocasião.

Seguiu-se o discurso João Ganhoteiro Silva, ex-aluno da escola anfitriã, a frequentar, atualmente, o curso de Gestão Cultural e a presidir à instituição que tem formado musicalmente muitas crianças e jovens da região. Divulgou que o júri elegera a proposta que irá dar uma nova identidade visual a esta instituição centenária e cuja autora foi a aluna Matilde Sousa, com quem pretendem “trabalhar em continuidade para a preparação da festa
dos 172 anos da instituição”. Os colegas Tiago Freire e Mariana Pereira ficaram, respetivamente, no 2º e no 3º lugar, sendo-lhes oferecido “um vale de um mês de frequência gratuita das aulas
”.

Foi divulgado o mais recente trabalho discográfico da Filarmónica, também oferecido aos melhores autores e a ex-aluna da escola sede Sara Almeida interpretou dois temas em flauta transversal, com um forte aplauso da audiência. Todos os alunos receberam um diploma pelas mãos do Senhor Diretor, professor Alfredo Carvalho, que assinou o protocolo de parceria.

Enquanto responsável pelo Plano Nacional das Artes no Agrupamento, a professora Anabela Barros congratulou-se por ser “um momento especial e o retomar da nossa normalidade”.

Segundo João Ganhoteiro Silva, “O atual brasão continuará a ser utilizado na comunicação institucional e no fardamento e estandarte, mas a Direção está a procurar modernizar a imagem da Filarmónica, nomeadamente, nos meios de comunicação digital.”

Texto e fotografias : Conceição Jorge – Repórter Ouriço