Geral Opinião

O novo avião militar da Embraer foi entregue à FAP

Finalmente foi entregue à Força Aérea Portuguesa o avião que vem substituir os velhinhos C 130, que nos têm permitido fazer a sustentação das nossas forças nacionais destacadas no exterior do território nacional.

O novo avião da fábrica Embraer é um avião a jacto que foi desenvolvido de início para fins militares, com grande participação de Portugal, tendo alguns dos seus componentes sido fabricados na fábrica de Évora.

Paulo Portas enquanto MDN, decidiu não participar no desenvolvimento do A400, fabricado pela Airbus e já em serviço e testado em várias Forças Aéreas estrangeiras, para entrar nesta aventura com a Embraer, que esperemos que prove como avião militar.

Em termos estratégicos foi uma opção que como Europeísta considero errada, pois na altura a Airbus também pretendia desenvolver o A400 e estabelecer uma fábrica de componentes em Portugal, e a União Europeia que integramos como Estado-membro,  precisa de desenvolver as suas indústrias de Defesa,  para se autonomizar dos EUA e poder ter um papel de relevo na nova Ordem Mundial que se está a estabelecer.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma