Uma programação em torno do barroco inicial até aos grandes compositores desse período como Telemann, Vivaldi ou Bach, anunciando também a música de Mozart.
Composto por quatro concertos, este festival convida-nos a uma autêntica viagem pelo património histórico do Palácio Nacional de Mafra, ouvindo os seus recantos e os seus espaços.
O primeiro concerto é dedicado á Ópera! De Itália para o mundo, onde, numa versão de câmara escutaremos obras desde os primórdios da Ópera, iluminando o nome de Claudio Monteverdi, terminando num dos grandes herdeiros dessa tradição: G.F.Haendel.
Dando destaque às cordas dedilhadas, os dois concertos centrais deste ciclo percorrerão obras e compositores para voz e alaúde ou tiorba de tradição portuguesa e italiana, com nomes de grande referência nacional e internacional.
Por fim, o último concerto, protagonizado pelo ensemble barroco Alma Veteras, traz-nos sonatas e concertos barrocos de telemann a Mozart, onde é possível a audição de uma pequena orquestra de câmara com instrumentos de cordas e flautas barrocas numa energia e
fulgor únicos e bem característicos do alto barroco e já período clássico.
Um convite para esta genuína “festa da música antiga” que nos leva à contemplação, dança, música e palavra, envolvendo o público numa mistura de sensações únicas, aliando a qualidade musical, património e sociedade num só momento.
O In Música é uma temporada organizada pela Câmara Municipal de Mafra e Cultur`Canto-Associação Cultural, contando com o apoio do Palácio Nacional de Mafra e da Escola das Armas.
Porque “Mafra é música!” Viaje connosco nesta viagem historico-musical!
Fonte: Daniel Oliveira, Diretor artístico
Adicionar comentário