Geral Opinião

O despertar do conflito dormente entre a Sérvia e o Kosovo

Foto: Ognen Teofilovski/REUTERS

Putin desde que tomou o poder tem sabido jogar as suas peças de xadrez de uma forma brilhante, influenciando direta e indiretamente toda a política internacional.

Putin tem sido o mentor e financiador da extrema-direita na Europa, como forma de minar a própria União Europeia por dentro, tendo tido já um retumbante sucesso com o Brexit. Nos EUA, influenciou a eleição de Trump conseguindo, durante o reinado de Trump, almejar um improvável aliado.

Se a invasão da Crimeia e de parte do Donbass foram conquistas mais ou menos pacíficas, bem como as intervenções brutais na Síria, a nova invasão da Ucrânia, foi um erro de cálculo grande, por parecer não estar à espera duma resposta dos EUA, que com Biden no poder teria de acontecer, até como forma de credibilização interna, face a Trump, cuja presença mediática ainda ensombra os EUA.

Putin lança agora nova frente contra a UE e contra os EUA ao estar a conseguir despertar um conflito dormente, o conflito da Sérvia versus Kosovo, algo que se conseguir neste momento, vem a complicar a vida, e muito, ao Ocidente e desviar o esforço de guerra e as atenções da Ucrânia, onde parece estar a conseguir um quase consenso internacional, para congelar o conflito, uma vez que no terreno a frente se encontra estabilizada há desde a retirada de Kherson.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma