Desporto Geral

O Derby do Oeste, rivalidade antiga, jovens protagonistas

No sábado na 2ª jornada da 2ª Divisão Série 1 Jun.A S19 2023/24 da AF Lisboa, foi dia de jogo grande. O GDUE recebeu o CD Mafra B em casa emprestada pelo Grupo Recreativo Gonçalvinhense, devido às obras em curso no estádio dos Guerreiros do Mar.

Primeira parte de luxo com todos os ingredientes necessários para um grande derby entre duas equipas que deram tudo ao jogo, com disputa, incerteza no resultado é lances espetaculares.

Numa altura em que o Ericeirense tinha o controlo de jogo e até algum domínio sobre o Mafra, surge o primeiro golo do jogo para os visitantes por Carlos Mendes aos 10 minutos.

Os Guerreiros do Mar reagem bem ao golo, intensificam o ataque e David Dias repõe a igualdade ao minuto 23.

O jogo continua com intensidade e os rapazes de Convento ao Peito voltam a marcar por Gonçalo Rodrigues aos 34’. O GDUE vai de novo atrás do prejuízo e ainda antes do intervalo repõe de novo a igualdade com um golo pleno de emoção de Guilherme Correira.

Veio a segunda parte, o treinador do Mafra “saca de um trunfo” que muda totalmente o figuro do jogo, Osvaldo entra desconcertante e vai baralhando a estratégia dos jogadores da Ericeira.

A intensidade de jogo aumenta de novo, infelizmente as quezílias entre os jogadores aumentam de forma diretamente proporcional e o árbitro vai acusando a pressão e perdendo o controlo do jogo acabando por entrar numa espiral de erros que estragou por completo o jogo, que até à altura estava viril, mas dentro dos limites.

Aos 78’ Gonçalo Rodrigues bisa e volta a colocar o Mafra em vantagem.

Até ao final do jogo, muita luta, pouco discernimento, expulsões e erros consecutivos da arbitragem.

Já depois do tempo regulamentar, na conversão de uma grande-penalidade, Valter Leitao estabelece resultado final, 2-4 para o CD Mafra.

Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto