De abril de 2021 a junho de 2022, o ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ conseguiu recolher mais de 2,5 milhões de embalagens usadas de bebidas. No total, cerca de 71 toneladas de embalagens foram enviadas para reciclagem, sendo a maior parte embalagens de plástico PET (82%), e a restante, embalagens de alumínio (18%).
O projeto foi implementado pela Câmara Municipal de Mafra, em parceria com diversas entidades do setor, que contribuíram para as diferentes fases do processo, sendo elas o Electrão, a Novo Verde, a Tratolixo, o Instituto Superior Técnico e a 3drivers. Este teve como objetivo incentivar a deposição seletiva das embalagens de bebidas e contribuir para um maior envolvimento dos cidadãos no processo da reciclagem. Foi observado um crescimento gradual da adesão dos cidadãos. Entre janeiro a março, por exemplo, verificou-se uma subida de 46% na recolha diária de embalagens.
Para o ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ foram disponibilizadas 12 máquinas automáticas, que funcionaram como pontos de recolha localizados junto a seis escolas do município e distribuídas em seis lojas Lidl, Minipreço e Pingo Doce. Ao depositarem embalagens usadas de bebida nesses locais, os consumidores foram sendo recompensados com vales de desconto nas lojas.
Os valores variavam de acordo com a volumetria, 2 cêntimos para as embalagens inferiores a 0,50 litros e 5 cêntimos para as entre 0,50 litros a 3 litros. Até ao momento, o projeto conseguiu atribuiu 90 mil euros em incentivos.
Lúcia Bonifácio, vereadora da Câmara Municipal de Mafra, lembra: “A defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos. Continue a participar, entregando as suas embalagens, uma vez que este projeto tem continuidade. As 12 máquinas irão continuar ao serviço da população. Recicle por si, pelo ambiente e por uma economia mais circular!”
Adicionar comentário