Ambiente Geral

“MAFRA RECICLAR A VALER +”chegou à Vila

No âmbito do projeto “Mafra Reciclar a Valer +”, decorreram ações de sensibilização nos mercados de Natal de Mafra, Malveira e Ericeira.

Através destas iniciativas, os promotores pretenderam divulgar as 12 soluções de recolha de embalagens de bebidas vazias, assim como efetuar um questionário, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico, aos visitantes do “O Natal chegou à Vila”, com o objetivo de aferir, junto dos utilizadores ou potenciais utilizadores das máquinas, o seu conhecimento sobre as mesmas, avaliar e efetuar sugestões sobre o projeto.

O objetivo é contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. Esta deposição seletiva de embalagens facilita a sua separação e aumenta a qualidade dos materiais, potenciando a sua reciclagem.

Esta rede de equipamentos, que estão localizados em 6 escolas do Município de Mafra e distribuídos pelo total de 6 lojas – Lidl (3), Minipreço (1) e Pingo Doce (2) -, permitirá testar o funcionamento do sistema de depósito e reembolso de embalagens, contribuindo para aumentar o conhecimento sobre o mesmo e preparar o país para a implementação do sistema de depósito, obrigatório a partir de Janeiro de 2022.

Para além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto conta com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que ajudarão a implementar os equipamentos de recolha no Concelho, da Tratolixo, para onde serão encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que irão apoiar a monitorização e avaliação desta solução.

O projeto “MAFRA Reciclar a Valer +” é apoiado em 756 mil euros através do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Mais informação em www.cm-mafra.pt/p/mafrareciclaravalermais

Fonte: CMM