Desporto Geral

Lisbon European Teqball Tour

Se definíssemos grosseiramente Teqball, poderíamos dizer que é futebol numa mesa de pingue-pongue com uma bola de futebol de características especiais. É uma nova modalidade com pouco mais de dez anos com origem na Hungria e trazida para Portugal por Karoly Henczi. O empresário húngaro que preside à Federação Teqball Portugal chegou a Lisboa em 2016, com o objetivo de de divulgar a modalidade desportiva que seduz os húngaros.

No passado fim de semana teve lugar na capital portuguesa a primeira prova do circuito europeu da modalidade com o Lisbon – European Teqball Tour 2022. É também a primeira prova de sempre da FITEQ (federação internacional) realizada em Portugal.

A competição que pontua para Ranking Mundial da modalidade, contou com 2 Categorias em discussão – Duplas Masculinas e Duplas Mistas e um Prize Money de 30.000 dólares.

Estiveram em Portugal mais de 100 atletas em representação de 21 países.

Portugal esteve representado por duas dezenas Teqers (praticantes da modalidade) que aproveitaram a oportunidade de competir com duplas vindas de potências do Teqball como a Hungria, França, Brasil e Roménia.

Madjer, um dos melhores atletas de futebol de praia de sempre, foi o Embaixador da Prova.

Quanto a resultados, em pares mistos, Csaba Banyik/Zsanett Janicsex da Hungria bateram na final a dupla brasileira composta por Leonardo Lindoso/Vânia Cruz por 2-1

Nesta categoria, o conhecido Alan Cavalcanti, jogador de futebol de praia, com nacionalidade portuguesa fez dupla com Rafaela Veiga e obtiveram a melhor classificação nacional com um gratificante 9º lugar.

Em pares masculinos, a dupla Bogdan Marojevik/Nikola Mitro da Sérvia, bateu na final a dupla Csaba Banyk/Adam Blazovics da Hungria, num jogo empolgante e recheado de grandes momentos de espetáculo. O resultado final foi de 2-0.

Nesta categoria, a melhor participação portuguesa foi para a dupla Dionísio Gonçalves/Afonso Cavalheiro que alcançaram o 9º posto.

Foi um fim de semana essencialmente de divulgação do Teqball, que para quem se deslocou ao pavilhão do Casal Vistoso ou acompanhou pela televisão através da Sport Tv, deixou por certo, no mínimo, alguma curiosidade sobre esta jovem modalidade desportiva.

Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto

Acerca do autor

Carlos Sousa

Adicionar comentário

Clique para comentar