Geral Música

inMUSICA ou o Barroco também para leigos

O primeiro concerto da temporada 2021 do inMUSICA (Ciclo de Música Barroca do Concelho de Mafra) teve como cenário a maravilhosa Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra dotada de condições acústicas excelentes e foi interpretado pelo agrupamento ARS enCanto, constituído por Patrycja Gabrel (soprano), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), José Rui Fernandes e Sofia Cosme (traversos), Vânia Moreira (violoncelo) e Daniel Oliveira (cravo).

Durante cerca de hora e meia os presentes na sala foram convidados a fazer um percurso pela história da ópera dos séculos XVII E XVIII.

Pensará o leitor ter-se tratado de um momento tendencialmente aborrecido, mas desengane-se.

Daniel Oliveira teve o cuidado de explicar e enquadrar cada série de interpretações de uma forma cativante para leigos como eu. Depois, além das excelentes interpretações instrumentais fomos brindados por duas vozes simplesmente divinais. Sem qualquer tipo de menosprezo à voz Carolina Figueiredo, permitam-me realçar a voz da polaca Patrycja Gabrel que foi celestial.

O público aplaudiu as diversas interpretações, guardando para o final uma enorme ovação que acredito tenha surpreendido o agrupamento ARS enCanto que voltou à sala para mais uma interpretação.

Texto e fotografias de Carlos Sousa/KPhoto