Gastronomia Saúde

Ingrediente da Semana…MILHO: Conheça os benefícios deste alimento

Além de ser delicioso, o milho é um tipo de cereal muito versátil e que possui diversos benefícios para a saúde. Fonte de energia, vitaminas, fibras e antioxidantes, entre outros, o milho é um grande aliado do nosso corpo, ajudando-o a prevenir doenças, a fortalecer o sistema imunológico, a controlar o açúcar no sangue e muito mais. Fique a conhecer melhor este cereal!

  • Previne doenças nos olhos: Este alimento ajuda a proteger a mácula ocular devido à presença dos antioxidantes luteína, zeaxantina e betacarotenos.
  • Fortalece o sistema imunológico: É rico em carotenoides e vitaminas, o que ajuda a aumentar as defesas do organismo, evitando, assim, doenças como a gripe, por exemplo.
  • Ajuda a emagrecer: Por possuir fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade. No entanto, por ser rico em carboidratos, o consumo do milho deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
  • Aliado do sistema cardiovascular: O óleo de milho é uma boa fonte de ácidos graxos, inclusive o ômega 3, que fortalecem a saúde cardiovascular do corpo por normalizarem os níveis de colesterol mau e a pressão arterial elevada.
  • Ajuda a prevenir doenças do sistemas digestivo: As suas fibras auxiliam na proliferação de bactérias benéficas ao sistema digestivo humano, de modo a auxiliar na diminuição do risco de desenvolver doenças intestinais, como o cancro colorretal.
  • Faz bem à pele: Por ser rico em betacaroteno, é um excelente nutriente para a saúde da pele.
  • Reduz os níveis de colesterol: Possui fibras insolúveis que ajudam a diminuir a absorção da gordura presente nos alimentos e aumenta a excreção de ácidos biliares. Além disso, ao ser fermentado pelas bactérias do intestino são produzidos ácidos graxos de cadeia curta, inibindo a síntese de colesterol no fígado, o que permite diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue: Contém fibras e vitaminas do complexo B, além de magnésio.
  • Dá energia: É rico em carboidrato.
  • Melhora o trânsito intestinal: As suas fibras favorecem a formação das fezes e servem de alimento para a flora intestinal. Além disso, não contém glúten e, por isso, pode ser consumido no caso de doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Informação Nutricional

Estes são os nutrientes por cada 100 g comestíveis:

Energia98 kcal
Proteínas3,2 g
Gorduras2,4 g
Carboidratos17,1 g
Fibras4,6 g
Vitamina C1,7 mg
Vitamina E0,29 mg
Vitamina A4 mcg
Vitamina B33,74 g
Vitamina B975 mcg
Potássio162 mg
Fósforo61 mg
Magnésio20 mg
Cálcio2 mg
Zinco0,5 mg
Luteína1,50 mg
Zeaxantina0,57 mg
Carotenos2,20 mg