Gastronomia Saúde

Ingrediente da Semana…AMORA: Conheça os benefícios deste alimento

A amora (Rubus fruticosus) é fruto da amoreira silvestre ou silveira, uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. As amoras silvestres, que ainda crescem em arbustos selvagens em muitas zonas do nosso país, apresentam coloração quase preta quando maduras e são características do final do verão. Fique a conhecer todos os benefícios desta fruta.

  • Melhora a saúde da pele, cabelos e unhas: isto porque a fruta possui Vitaminas A, E e C.
  • Melhora a pressão sanguínea: A amora é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonóide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Ele reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação. A fruta também é rica em minerais como potássio, magnésio e manganês, que são importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isso significa que o consumo da amora pode ser um grande aliado na prevenção de enfartes cardíacos e e acidentes vasculares.
  • Previne o envelhecimento: Por ser rico em antioxidantes e vitamina A, a amora previne o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico.
  • Fonte de ferro: O ferro presente nas amoras (1.85 mg/100mg) é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue. Encontrar grandes quantidades de ferro em frutas é algo incomum, então beneficie da amora para evitar anemias.
  • Ajuda na proteção do fígado: devido à presença de flavonoides, que possuem ação hepatoprotetora.
  • Fortalece os ossos: Juntamente com o ferro, a amora possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo. A vitamina K e o cálcio presentes na amora devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.
  • Colabora na prevenção de atividades cancerígenas: pelo alto teor de flavonoides. Além da presença do ácido elágico, um constituinte fenólico da fruta.
  • Ajuda a emagrecer: Além das poucas calorias, a amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a amora passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

Informação Nutricional

Estes são os nutrientes por cada 100 g comestíveis:

Calorias 61 kcal
Carboidratos12,6 g
Proteínas1,20 g
Gorduras 0,6 g
Lípidos0,5 g
Folatos25 µ
Magnésio20 µ
Potássio162 mg
Fibra5,3
Vitamina A10 mcg
Vitamina C18 mg