A paróquia da Igreja Nova louvou no pretérito dia 8 de Dezembro, Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade de Igreja Nova e de Portugal.
Pelas 14h teve início a missa de solenidade à Virgem Imaculada, presidida pelo rev. Padre Osmar que era coadjuvado por dois diáconos. Esteve presente nas cerimónias o presidente da “União de Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros” Tiago Alves, que se fazia acompanhar por alguns elementos do seu executivo.
Os juízes da festa foram: Manuel Duarte Acúrcio Boaventura e Dª Elisabete Duarte Valbordo Boaventura.
“Sobre a solenidade à Imaculada Conceição, consta que desde que foi intitulada uma representação da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, limpa e pura de toda a mancha de pecado, que essa Santidade passou também pela devoção a Nossa Senhora da Conceição de maneira excecional, uma figura que acompanha a vida dos portugueses desde sempre. Esta devoção teve ainda um crescimento maior durante o século XIX, altura em que se construíram várias igrejas e capelas em sua honra por muitas zonas do nosso país.”
Após a missa solenizada e, embora o tempo, climaticamente, não estivesse muito convidativo, saiu a procissão com os estandartes de todas as imagens que habitualmente integram a mesma, mas saindo só os andores das imagens de S. José, de Nossa Senhora da Nazaré, vinda da capela da Arrifana e a de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Igreja Nova e de Portugal, que percorreu a principal artéria da localidade, acompanhada pela Banda da Escola de Música Juventude de Mafra, do Grupo Nacional de Escutas, sediado na Igreja Nova e de muitos fiéis.
Por: Sargento Chefe Baptista Simões
Adicionar comentário