A Academia do Bombo de Mafra, a única Associação que visa o ensino da percussão tradicional no concelho de Mafra, irá organizar, no dia 16 de setembro, pelas 16h30m, na Ericeira, o I Encontro Internacional de Bombos do concelho de Mafra.
Após o enorme sucesso do VII Congresso do Bombo em Mafra, que se realizou em 2022, em que cerca de 300 bombos se juntaram aos mais de 40 sinos, que compõem o Carrilhão da Torre Sul do Real Edifício de Mafra, a Academia do Bombo de Mafra pretende fazer história, mais uma vez, continuando a levar para a rua o som de 200 bombos, desta vez para a Ericeira.
O I Encontro Internacional de Bombos do concelho de Mafra, é organizado pela Academia do Bombo e está inserido nas atividades de celebração do 5º aniversário desta associação.
Este encontro realizar-se-á no dia 16 de setembro pelas 16h30m, com o desfile de cerca de 200 percussionistas pelas ruas da Vila da Ericeira. Este evento pretende mostrar o trabalho de sete grupos/orquestras de percussão e o modo como o toque tradicional se funde com os ritmos mais contemporâneos do bombo.
Os grupos participantes são representativos do melhor que se faz de norte a sul do nosso país, tendo como participação especial um grupo da Galiza da nossa vizinha Espanha.

A Academia do Bombo de Mafra, criada a 14 de setembro de 2018, visa sobretudo o ensino da percussão tradicional portuguesa e a participação e representação do concelho de Mafra em eventos um pouco por todo o país.

Os Batucando, da Atalaia – Montijo, são uma Orquestra de Percussão com ritmos contemporâneos, que aliam ao som da percussão, o movimento e a voz, para dar mais brilho às suas prestações. São formados por cerca de 30 elementos.
Os Bruta Bombos, de Cambelas – Torres Vedras, são um grupo de 25 elementos que fazem do toque forte e possante na pele do Bombo a sua característica mais marcante. Tocam sobretudo ritmos tradicionais.

De Campelos – Torres Vedras, os TorresBombos são o grupo mais novo. Fazem ressoar os seus bombos seguindo os ritmos tradicionais, destacando apontamentos mais contemporâneos.

Os grupos convidados serão recebidos na Encarnação, onde se realizará o almoço de celebração do 5º aniversário da Academia do Bombo de Mafra. Depois do almoço, o certame irá continuar na Ericeira.

O desfile de Bombos nas ruas da Ericeira seguirá o mapa em anexo:

Adicionar comentário