Geral

Helder Martins (1943-2021)

Miguel Ângelo Silva Correia

Existem pessoas que nos entram pela vida a dentro sem pedir permissão. Apenas entram de rompantes e deixam a sua marca.
O Hélder Martins foi uma dessas pessoas.
Afável no tratamento e com uma maneira peculiar de estar na vida, desempenhou um papel importante na comunicação social local, pelo seu inconformismo, por querer fazer melhor e diferente, por procurar sempre acompanhar os tempos.
Apostou num Jornal para a Ericeira que cresceu para o concelho pela sua diversidade e qualidade.
Apostou, antes do tempo certo, na Ericeira TV e estava novamente a apostar nesta vertente para fazer frente ao COVID.
Apostou em falar de política e de temas que não são habituais na comunicação social local.
Mas como HOMEM DA COMUNICAÇÃO desdobrou-se em múltiplas atividades para manter a sua independência financeira.
Com o núcleo duro familiar, a mulher Isabel e o filho José, sempre a acompanhar os seus sonhos, lançou livros que relatam tradições, que contam histórias do passado, e que nos puseram a pensar sobre a Ericeira.
Desenvolveu a vertente publicitária e criou um empresa no ramo das artes gráficas e dos eventos, onde pontificava alguns festivais de dinamização da economia local da vila da Ericeira.
Com ele partilhei bons momentos, numa relação de amizade e profissional. Ficou no ar a minha promessa nunca cumprida de escrever “algo” regularmente para o Jornal O Ericeira. Esse era sempre o desafio com que o Hélder terminava as nossas conversas – “É para a semana que recebo um artigo seu, um simples texto?”.
Meu caro Hélder Martins, este é o texto que não gostaria de te escrever mas infelizmente é o que hoje me ocorreu quando soube da tua partida.
Descansa em Paz das tuas maleitas, meu amigo.
Um beijo especial para a Isabel Oliveira e um grande abraço para o José Martins.
Continuem a obra do Hélder, porque foi sempre esse o seu sonho.


Pedro Fernandes Tomás

A Ericeira e o Concelho de Mafra ficam hoje mais pobres. Morreu Hélder Martins, o homem do “Jornal O Ericeira”. Colaborei por diversas vezes com este jornal e com o Hélder ao longo dos anos. Não era um homem consensual, nunca o quis ser, mas era um resistente, mantinha um Jornal em papel numa altura em que o digital é a norma. Mordaz, não era “politicamente correcto” e até ao fim, já com muito esforço fisico tentava acompanhar os eventos do concelho. Deixa um legado que é importante não deixar morrer, o seu Jornal. Os meus profundos sentimentos para a Isabel e para o Zé.


João Morais

… Interessa sim, eu cá à minha maneira “gritar”, que PERDI um GAJO Engraçado que à sua maneira me Valorizou. Só Ele, Deus e eu, é que sabemos das Nossas Conversas. Só eu e Ele é que sabemos das MILHARES e Milhares de ideias que trocamos. Só eu e Ele (admito que a Grande Isabel Oliveira e o seu filho Zé também) saibam quanto o marcou e amou o seu Filho mais velho. Só eu e Ele sabemos quanto AMOR dedicamos ambos à Nossa Arte – as Artes Gráficas. Só eu e Ele e que sabemos das Judarias que fizemos um ao outro. Só eu e Ele é que AMAMOS a Ericeira Muito Cá à Nossa Maneira. Só eu e Ele é que sabíamos em conjunto fazer uma Análise em Contra Círculo com de Tudo Isto. Só eu e Ele é que tínhamos os Nossos Códigos para Abanar esta Merda.
Morreu o Helder Martins e eu, estou Muito Mais Pobre.
Por favor, Agarrarem-se uns aos Outros e ACREDITEM, NÃO Valemos NADA. Saúde para Todos e até lá.


Carlos Reis

Partiu um Amigo, uma pessoa que sempre disse presente, deu muito de si ao associativismo, sempre presente para divulgar e acompanhar de perto, estamos todos mais pobres e tristes pela sua partida, em meu nome pessoal e em nome da coletividade de Monte Godel, a qual presidi durante mais de uma década, deixo os meus sentidos pêsames a toda a família.


Filarmónica Cultural da Ericeira

Em memória de Hélder Martins a Ericeira encontra-se de luto.
Um grande homem com uma grande dedicação pela vila da Ericeira, do qual demonstrou sempre grande empenho pelo seu trabalho no jornal O Ericeira.
À família e amigos as nossas maiores e sinceras condolências.


Rotary Club de Mafra

O Rotary Club de Mafra cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento de Helder Martins, do Jornal ” O Ericeira “
Um grande amigo de todos nós que esteve presente, sempre que lhe era possivel, nos nossos eventos sociais, culturais e de apoio à comunidade.
Foi distinguido na II Gala de Reconhecimento Profissional, por indicação da nossa comunidade, com o Diploma de Reconhecimento Profissional Rotário.
Não temos palavras para, neste triste momento, descrever o Homem, o Jornalista e o Amigo e sobretudo por ter demonstrado no seu dia a dia, a sua disponibilidade imediata para qualquer acção de solidariedade para que era chamado.
Os nossos sentidos pesames à Isabel Oliveira e José Manuel.
Até sempre amigo HELDER MARTINS!
Jamais o vamos esquecer, jamais passará um dia sem que nos lembremos de si e da nossa amizade.


Jornal de Mafra

Faleceu Helder Martins, proprietário, mentor e durante largos anos director do Jornal “O Ericeira”, mensário há muito tempo editado na vila da Ericeira.
Nascido a 9 de Novembro de 1943, Helder Martins estudou em Lisboa, na Escola de Artes Decorativas António Arroio e no Liceu Nacional D. João de Castro, tendo desenvolvido a sua vida profissional na área das artes gráficas, quer como desenhador, quer como editor, tendo-se dedicado também à publicidade. Proprietário do Jornal “O Ericeira”, exerceu durante muitos anos a função de director deste mensário regionalista.
Para além da sua reconhecida dedicação às artes gráficas, editou livros temáticos e participou activamente no Rotary Clube de Mafra. Foi uma personagem controversa, reconhecendo-se-lhe o espírito aguerrido e a capacidade de ir à luta sem nunca deitar a toalha ao chão, foi alguém que não se limitou a passar pela vida, tendo seguramente deixado obra feita.

O Jornal de Mafra apresenta condolências à família e ao Jornal “O Ericeira”.


Clube Desportivo de Mafra

A Direção do Clube Desportivo de Mafra, na pessoa do seu Presidente “José Cristo”, vem manifestar as profundas condolências aos familiares e colaboradores de Hélder Martins, grande impulsionador e responsável pelo “Jornal O Ericeira”, a “Ericeira TV” e a empresa “100 Comparação, Lda.”
Sempre atento às diversas modalidades desportivas do concelho que veem a sua atividade divulgada no “Jornal O Ericeira”, foi também responsável pela publicação regular da “agenda de bolso” dos campeonatos de futebol onde participam os clubes concelhios.
Com a limitação de público nos estádios, o “Jornal O Ericeira” através do seu projeto “Ericeira TV” começou a transmitir nas redes sociais jogos de futebol, permitindo aos adeptos seguirem os seus clubes de eleição.
Pelo seu contributo para a comunicação social concelhia, pelo seu empenho em procurar ser eclético nas modalidades desportivas divulgadas e abrangente territorialmente, pela sua procura em seguir as novas tendências dos canais de comunicação, pelas amizades que cativou … a partida do Hélder Martins deixa a Ericeira e o Concelho de Mafra mais pobres.
Que descanse em paz.


Ericeira Surf Clube

Partiu o Senhor Hélder Martins…
Neste momento de dor para toda a comunidade Ericeirense, o Ericeira Surf Clube apresenta as mais sentidas condolências a toda a sua Família e Amigos.
Gostaríamos também de agradecer todo o carinho que o Senhor Helder Martins, pessoalmente, ou através do seu Jornal O Ericeira teve para com o nosso Clube e os seus Atletas. O nosso Muito Obrigado. Até sempre Amigo Hélder.


1717 Acreditar

É com imenso pesar que recebemos a informação do falecimento do nosso Amigo Hélder Martins. A Associação 1717 Acreditar manifesta as suas condolências aos familiares e a todos os amigos. Perdemos um Homem que sempre lutou pela informação no nosso concelho e desde o início apoiou a nossa Associação.
Obrigado Hélder Martins.
Descansa em Paz.


Nunes Forte

MORREU HELDER MARTINS
DA DIREÇÃO DO JORNAL “O ERICEIRA”
a quem o concelho de Mafra e em especial a Ericeira muito devem não só pelo seu mensário, mas também pelos inúmeros livros que publicou e pela projeção que deu a várias iniciativas, como o “Festival do Polvo”.
Nuno André na RCM-Rádio do Concelho de Mafra entrevistou-o no ano passado, em outubro, no programa A Magia da Vida, excelente entrevista onde foram recordados alguns momentos da sua vida como profissional da comunicação.
Repete-se aqui o referido programa como justo tributo à sua memória: https://youtu.be/dH7L4CS0DP4
Endereçamos sentidos pêsames aos familiares, em especial à muito dedicada viúva Isabel Oliveira e filhos, nomeadamente José Manuel Martins, amigos e leitores.
Espera-se que o Jornal O Ericeira, com mais de meio século de atividade que sob a direção de Isabel Oliveira e direção comercial de José Manuel Martins, continue a sair regularmente perdurando assum o nome e ação de quem por ele tanto lutou.


Carlos Sousa

IRONIA DO DESTINO
Salvo erro, em 2017 enviei uma mensagem para o Jornal O Ericeira em que me propunha colaborar com este órgão de comunicação regional através das minhas fotos. Já tinha enviado a mesma mensagem para diversos jornais e sites da região e pensei que seria mais uma sem resposta. Surpresa, do outro lado vem a resposta de um tal Helder Martins que amavelmente me diz que tinha gostado muito das minhas fotos, mas que infelizmente, a vida de um jornal regional não é fácil e não teria orçamento para pagar a minha colaboração. Sugeri uma “parceria” onde eu daria o meu trabalho e o jornal divulgaria a minhas fotos.
Juntos fizemos tanta coisa desde desporto, eventos, visitas oficiais de ilustres, festas locais, festivais, curiosidades e muito mais.
Em 2020 proponho mais uma parceria, a publicação de um livro e sinceramente pensei que estava a pedir em demasia, mas não, o Helder mais uma vez abraçou de peito aberto este desafio. Apoiou-me, sugeriu, corrigiu, ensinou-me tudo o que para mim era desconhecido no processo de editar e publicar um livro.
Este ano, o meu sonho concretizou-se e “Olhares sem Rosto” é uma realidade e sai para a rua.
Ironia do destino, o Helder deixa-nos na semana de lançamento do meu sonho.
Obrigado Helder.


Maria Marques

Uma partida que me deixa triste, Helder Martins o Sr. do Jornal O Ericeira.
Tantas vezes lhe pedi ajuda para fotografar eventos das miss do Concelho algumas mesmo em cima da hora, sorria, e com o seu sorriso que tão bem o caracterizava, perguntava “a que horas?” nunca me disse “não”. Grata por todos os momentos.
O homem da comunicação deixou- nos um abraço muito sentido à Isabel Oliveira e ao Jose Manuel Martins .
Até sempre Helder Martins


Antonio Atabao

Não me interessa se era do Jornal se era rico se era pobre se era importante ou não.. Para mim era o meu amigo Helder Martins que hoje partiu muito antes do tempo se é que há um tempo para partir.
Que esteja em paz… Sentimentos à Isabel e ao Zé Manel.


Ana Martins

Esta é uma noticia daquelas que não gostava que fosse noticia. Uma partida que me deixa muitoooo triste. O Sr. Helder Martins era uma pessoa especial. Ao leme do Jornal O Ericeira . Nunca me disse que não aquando da minha solicitação para colaborar ou fotografar eventos em que eu estivesse envolvida. Nesta hora um abraço muito sentido a Isabel e ao Zé. Até sempre Sr. Helder.


Nuno Barroso

Descansa em paz
Muito obrigado por tudo
Grande enorme Helder Martins


Jorge Gouveia

Ainda custa acreditar!
Meu velho amigo de calção.
Ainda há dias brincámos os dois com trocadilhos sobre a velhice.
Descansa em paz, até um dia!