Geral Opinião

Gouveia e Melo vai assumir a função de Chefe de Estado Maior da Armada

Gouveia e Melo toma posse na segunda-feira, como Chefe do Estado Maior da Armada, será promovido ao posto máximo da Armada, Almirante, e em minha opinião, irá ser o substituto do atual Almirante Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Silva Ribeiro.

Depois do protagonismo mediático que teve, esta promoção tem também, como objetivo político, impedir que o Gouveia e Melo se constitua como um candidato presidenciável credível, algo que a classe política dificilmente aceitaria, pois um militar deve estar calado, e não deve ter veleidades políticas. 

Gouveia e Melo livre, poderia, abalar o “establishment”, constituído por políticos profissionais, algo que em minha opinião, afasta da vida política a maioria dos cidadãos portugueses, e tem vindo paulatinamente a matar a Democracia.

O povo e a Comunicação Social, estavam a fazer do Almirante uma vedeta, pois o Almirante mostrou ser competente e eficaz, algo raro em Portugal, tem boa figura e veste um uniforme, algo que o povo gosta, pois nas monarquias o rei, em cerimónias oficiais, também enverga, normalmente, um uniforme.

O falecido professor Lucas Pires, nas suas análises políticas, na década de oitenta, referia amiúde que Portugal, era na sua essência um país monárquico que gostava da pompa dos uniformes, e que por isso os Presidentes da República, normalmente eram militares.

O Presidente que substitui Eanes, o primeiro presidente civil, Mário Soares assumiu-se como um presidente-rei, algo que lhe granjeou uma enorme popularidade, que não tinha tido como Primeiro-Ministro, bem como o atual Presidente Marcelo, que se comporta como um verdadeiro presidente-rei, amado pelo povo das “selfies”, o que lhe dá um peso político, e um poder fático de influência, que vai muito para além do poder constitucional que tem.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar