Opinião

Forças Armadas Europeias

Pensando como português e europeu, duma Europa que paulatinamente, mais por motivos e necessidades económicas e financeiras e que por vontade política, se vai integrando numa efetiva união política, vamos ter de mudar inevitavelmente alguns dos nossos pressupostos, que ancoram a nossa visão estratégica, ainda muito nacionalista do país.

Numa Europa mais integrada temos inexoravelmente de preservar, custe o que custar, alguns traços identitários, que muito nos diferenciam dos outros europeus, em termos culturais, linguísticos e históricos.

Numa união política mais integrada, a caminho do federalismo, embora em passos muito lentos, como referiram os pais fundadores da União Europeia, a Defesa do Espaço Comum Europeu, indelevelmente, passará para uma entidade federal, Forças Armadas Europeias, cabendo aos Estados terem uma Guarda Nacional forte, a exemplo dos EUA.

Depois de tecer as considerações supra, sobre a evolução que antevejo para a União Europeia, nos próximos vinte anos, existem algumas questões que gostaria de partilhar com os meus leitores, às quais tenho tentado responder, num “Brain Storming” interno prospetivo .

Será esse o motivo pela qual os sucessivos governos têm apostado mais na Guarda Nacional Republicana, GNR, que nas Forças Armadas?

Será por esse motivo, que se vai acabar com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, por as fronteiras, não serem mais nacionais, mas dum espaço Europeu?

Será por esse motivo que a GNR começa a ter valências duma guarda costeira?

Será por esse motivo que a defesa do nosso espaço marítimo, aéreo e cibernético, por
insuficiência de Capacidades Militares Nacionais, terá de ser transferido para uma entidade
Supra-Nacional?

Qual o nosso papel numa Europa integrada?

Eis algumas achas para a fogueira, que eu gostaria fossem abordadas seriamente, na elaboração num novo Conceito Estratégico Nacional e de Defesa Nacional, pois essas perguntas têm de ter resposta.

O debate terá inexoravelmente de se fazer.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar