Ambiente Geral

Fogo Controlado vs. Fogo Cultural

Por ocasião da Semana da Segurança e Proteção Civil, que se encontra a decorrer até amanhã, dia 11 de maio, realizou-se o seminário “Fogo Controlado vs. Fogo Cultural”, integrado no programa do evento FlameWORK 2023 – VI Encontro Internacional de Fogo Controlado.

A sessão, que se realizou no Salão Nobre do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão) de Mafra, contou com a presença de técnicos e especialistas, nacionais e internacionais, com experiência reconhecida na utilização de fogo controlado como ferramenta de gestão do território.

A sessão de abertura, presidida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Aldevina Rodrigues, contou com a intervenção do 2.º Comandante Operacional Distrital, Joaquim Santos e do Diretor Regional Adjunto da Conservação da Natureza e Florestas, Carlos de Sá Ramalho.

Durante a manhã, tiveram lugar dois painéis de debate, moderados por José Gaspar (Escola Superior Agrária de Coimbra – Politécnico de Coimbra) e Gregory Seamon (Fire Training Specialist, Tall Timbers Research Station), com intervenções de Dean Ferreira (Managing Director – NCC Environmental Services), Alan Sinclair (Managing Director – Siphon Draw Fire and Fuels), Marco Borges (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio) e António Coimbra (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF).

No terceiro painel, moderado por Conceição Colaço (investigadora no Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves – CEABN) e Craig Hope (especialista do South Wales Fire and Rescue Service), intervieram Romain Matile (Managing Director of Warucene) e Emanuel Oliveira (Laboratório Rural do Município de Paredes de Coura).