O Estado de Emergência atual terá fim a partir da meia-noite de sexta-feira, dia 30 de Abril, e não será renovado.
Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país ontem, dia 27 de Abril, depois de ter reunido com o Infarmed e ter ouvido especialistas e partidos, propondo a opção de não renovar o estado de emergência por mais 15 dias.
O Presidente da Republica justificou a sua decisão baseando-se na “estabilização e redução do número de mortes e internados em Enfermaria e nos Cuidados Intensivos” e na “diminuição do nível de contágio“. Marcelo refere ainda que “pesou também o avanço em testes e, mais importante, em vacinação, pesou ter decorrido mais de um mês sobre a Páscoa e mais de três semanas sobre abertura das escolas, mas também o disciplinado sacrifício dos portugueses desde novembro. É um sinal de esperança mobilizadora“.
Ainda assim, o Chefe de Estado alertou os portugueses:
“Não estamos numa época livre de Covid, livre de vírus e podemos infetar os nossos contactos. Cada passo é um passo baseado na confiança coletiva, até porque ainda há o risco de novas variantes. Sem estado de emergência, há que adotar todas as medidas consideradas indispensáveis para evitar retrocessos. Se necessário for, não hesitarei em avançar com um novo estado de emergência“, afirmou.
Lembre-se que a 4ª fase do desconfinamento irá ter inicio no próximo dia 3 de Maio.
Adicionar comentário