Arte & Cultura Geral

Escola Superior de Dança: O Desconforto e o Estranho-familiar

A Escola Superior de Dança apresentou no auditório da Casa da Música Francisco Alves Gato o seu último espetáculo na zona de Mafra denominado “O desconforto e o Estranho-familiar”.

Este espetáculo dos alunos de 2º ano do Curso de Licenciatura em Dança, faz parte de um projeto desenvolvido no âmbito de uma unidade curricular da licenciatura destes alunos sob a orientação de Cecília de Lima.

A estranheza surge de uma proximidade oculta com o familiar“, dizia Sigmund Freud. Esta sensação do familiar-estranho ou estranho-familiar tem um carácter intrinsecamente perturbador, desconfortável.

Esta peça joga com a vertigem do estranho-familiar. Em palco e à nossa volta exploramos (com o corpo) esta urgéncia em rasgar as normas e protótipos do familiar e questionamos:
• Como lidar com uma sensação de estranheza que me deixa desconfortável e se apodera do mundo familiar onde me identifico?
• como me relaciono com os outros quendo o mundo tamiliar que espelha o meu retexo se torna questionado vela estranheza.
• Onde acaba o “meu eu? Acaba já aqui, no invólucro conhecido da minha pele? Ou expande-se aos desafios da estranheza de mundos, corpos, locios e comportementos offerentes

Conservo-me na bolha individual do conhecido? Ou deixo-me transformar pela relação de diferenças com os outros” (In folha de sala)

Esta era a proposta destes alunos que tão brilhantemente transformaram estas palavras em momentos de dança, interpretação e comunicação. Não se limitaram a dançar, apostaram tudo na transmissão de emoções; cada movimento não era apenas dança, era um o rosto de medo, alegria ou tristeza, eram corpos que deambulavam e se fundiam em momentos de amor.

Para encerrar a semana que estes alunos passaram em “digressão” pelo Estúdios da ESD, CriArte (Carcavelos) e Casa da Música Francisco Alves Gato (Mafra), ainda houve tempo para um workshop de dança para as muitos inscritos com quem os alunos da ESD partilharam experiências adquiridas ao longo da sua licenciatura.

Criação: Cecília de Lima
Intérpretes: Alexandre Carvalho, Ália Sousa, Beatriz Miguel Correia, Beatriz Narciso, Catarina Verbruggen, Deolinda Mascarenhas, Diogo Alves, Jéssica Mendes, Joana Antunes, Leonor Almeida, Lucas Duarte, Melissa Caballero, Rafael Couto, Rita Oliveira, Tomás Fernandes.
Música: Uk Radio Edit; Brutalismos 3000; Travis Lake; Max Richter; Amadeus Mozart; Olga
Wojciechowska; Jason Derulo & Jawsh 685; Cardi B.; Kevin O Chris; J. Dash.
Edição e arranjo musical: Leonor Mateus
Figurinos: Cecília de Lima e alunos

Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto