Ambiente Desporto Geral

Ericeira WSR+10 vai realizar cerimónia de encerramento com vários pratos fortes

O principal destaque vai para a apresentação do estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf na última década.

O Ericeira Surf Clube (ESC) vai realizar a cerimónia de encerramento do EWSR+10, projecto comemorativo do 10o aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE, no dia 24 de Fevereiro (Quinta-feira) na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.

De acordo com o ESC, este evento “tem como objectivo apresentar as atividades desenvolvidas, os seus outputs e os resultados atingidos”. Entre os diversos momentos altos previstos para a iniciativa destaque-se a apresentação do estudo sobre o impacto da RMSE nos últimos 10 anos, trabalho coordenado por Juanma Murua (especialista na gestão de cidades e territórios) e que contou com a participação da Qantara Sports, Universidade da Beira Interior, Universidade de Lérida, de Barcelona e do Ericeira Surf Clube.

O promotor do evento antecipa ainda que “serão, também, apresentadas algumas prioridades e linhas de orientação estratégica para o futuro decorrentes dos resultados do projecto Ericeira WSR+10, que contou com a participação e contributos de organizações pertencentes a 12 países europeus, designadamente clubes e federações desportivas, a academia, autarquias, Organizações Não Governamentais, empresas e marcas de Surfing, bem como vários departamentos do Estado, o Parlamento Europeu e a COP 26.”

Esta iniciativa, que será realizada da parte da tarde, vai desenrolar-se em vários momentos distintos, incluindo intervenções de entidades públicas, apresentações e ainda um painel de reflexão.

As portas da Casa de Cultura da Ericeira, bem no centro desta vila, vão abrir-se pelas 14 horas e a cerimónia terminará para lá das 18 horas. A iniciativa voltará a ser realizada num formato misto, entre o presencial e o digital, com transmissão via web na rede de social media do Ericeira Surf Clube e da Mafra TV.

Após os momentos iniciais de acolhimento e boas vindas, com apresentação da sessão de trabalho por parte de Miguel Toscano (Director da Área de Inovação e Redes Colaborativas do ESC), seguir-se-á uma intervenção online daquela que é carinhosamente considerada a “madrinha” do EWSR+10, Maria Graça Carvalho: a Eurodeputada e Vice-Presidente da Comissão de Pescas discorrerá sobre “A Perspectiva Europeia para a Nova Economia Azul – Prioridades, iniciativas e objectivos 2030”.

O bloco de apresentações arrancará com Pedro Bicudo (Presidente da SOS – Salvem o Surf e membro do vision council das Reservas Mundiais de Surf), que procederá a uma apresentação sobre “A visão das associações surfistas sobre a RMSE”.

Seguidamente, será a vez de reentrar em acção Miguel Toscano, que fará uma apresentação dos resultados do projecto europeu Ericeira WSR+10 com “Olhos no Futuro”.

Ainda antes dum Surf Break, Luís Bernardes (Direcção do Departamento de Sustentabilidade do ESC) irá apresentar o curso de Formação EWSR+10: Surfing e Sustentabilidade.

Aquele que será certamente o momento mais aguardado da tarde chegará pelas 16 horas, com a apresentação por parte de Juanma Murua do estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira nos últimos 10 anos, intervenção que logo depois dará azo a um painel de reflexão por parte do Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE, composto por Miguel Barata de Almeida (Presidente do ESC), Pedro Bicudo (Presidente da SOS – Salvem o Surf), Tiago Matos (Presidente da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos), Pedro do Carmo Silva (Vereador da Câmara Municipal de Mafra) e ainda o próprio coordenador do estudo, Juanma Murua, da Murua Consulting – este painel, que promete uma interessante troca de ideias, será moderado pelo jornalista Miguel Pedreira.

Após novo Surf Break, caberá a Miguel Barata de Almeida (Presidente do Ericeira Surf Clube) realizar o encerramento simbólico do projecto EWSR+10, que deu importantes contributos para um futuro mais sustentável da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
Para o final ficarão reservadas as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que dará ao EWSR+10 a honra de fechar esta cerimónia.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas.
As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.

O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.

Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento (https://ericeirawsr10.com) e nas respectivas redes sociais.

O Ericeira WSR+10 conta com o apoio da Fonte Viva, Açai Native e Matadouro Beach Bar, bem como a divulgação dos seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, O Carrihão, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.

Fonte: Ericeira Surf Clube

Acerca do autor

ericeiraonline

Adicionar comentário

Clique para comentar