Cultura Ericeira TV

Efemérides da Vila da Ericeira

UMA CASA SEM LIVROS É UM CORPO SEM ALMA.
Cícero

Mais um livro, lançado ontem, dia 28 de Agosto 6ª Feira, na Casa da Cultura da Ericeira.

Orgulhamo-nos de fazer mais uma edição para coleccionadores que apresentámos com a presença do autor, Amadeu Duarte Pereira, que demorou muitos anos, na colecção de registos de factos, cronologicamente, e que nas “EFEMÉRIDES da Vila da Ericeira” deu à estampa, numa continuidade, ao que mais importante escreveu Jaime Lobo e Silva nos ANAIS.

Jaime Lobo e Silva foi o nome que deram a Casa da Cultura e por esse facto era de justiça que fosse este o local para apresentação deste livro que dignamente continua até aos dias de hoje, esse mesmo registo de factos para a história da Vila da Ericeira.

O jornal “O Ericeira” editou e concretizou mais um livro histórico da nossa região aumentando assim a sua colecção de livros que retratam para a história, documentos, ideias, saberes e documentação que na verdade interessa preservar.

Contou com a presença de convidados ilustres, nomeadamente o presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, do presidente da Freguesia da Ericeira, entre outros que num discurso da directora do jornal D. Maria Isabel Oliveira justamente foram destacados pelo apoio imprescindível que sem ele esta iniciativa cultural não seria possível realizar.

Também destacou o Restaurante Maika’i de João Esteves que serviu o “Coffee break” bem caprichado pelo Chef Pedro Mendes que surpreendeu pela inovação.

Ainda a Decor Flor – A florista do Intermarché da Ericeira que fez o arranjo de flores para a Mesa desta Sessão e finalmente o agradecimento ao autor Amadeu Duarte Pereira, mas é indispensável que também se destaque e se agradeça todo o trabalho da equipa sem a qual também nada seria possível…a direcção da edição, até ser possível por motivos de saúde, requer o envolvimento, a experiência e o saber de Helder Martins, a revisão e a coorganização de Francisco Esteves , a paginação e paciência do designer João Maria, a inter- colaboração de Isabel Oliveira, e o toque e a experiência de muitos anos do Mestre encadernador António Careto, que à mão fez todo o trabalho de encadernação , colagem, e muitos etceteras que tanto valorizam o livro que estão a ver. Tudo realizado aqui na Ericeira.

A sobrecapa é mais um trabalho de grande ilustração, do designer Paulo Oliveira.

E parafraseando a Directora …Que tenham momentos de prazer na leitura… tanto ou mais… como o prazer que toda a equipa teve… em fazê-lo.

Fotografia: Carlos Sousa /KPhoto
Video: João Maria Jorge / EriceiraTV