Geral Opinião

Dom José Tolentino venceu Prémio Dom Dinis da poesia

Foto: Arlindo Homem/AE

O livro de poesia “Introdução à Pintura Rupestre” do Cardial José Tolentino de Mendoça ganhou o prémio Dom Dinis de poesia, um prémio instituído pela Fundação Casa de Mateus.

Dom José Tolentino, que o Papa Francisco considera encarnar a poesia, vem mais uma vez demonstrar que é já um nome consolidado na literatura e na cultura portuguesa, havendo quem afirme que a poesia portuguesa, de que o Cardial é hoje um dos expoentes da atualidade, é uma forma privilegiada em que se expressam os filósofos portugueses.

Comungo da tese supra referida acerca da conexão entre a poesia e a filosofia, na medida em que a poesia, como qualquer forma de expressão artística pretende materializar os conceitos do autor, ou seja, os conceitos pessoais, artísticos e estéticos resultantes do pensamento de qualquer artista de excelência são previamente maturados, pensados, fruto da sua forma original de ver o mundo.

Quando os artistas definem os seus conceitos e os desenvolvem entramos no mundo da filosofia, ou seja, no mundo conceptual o domínio de todos os filósofos.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma