Escolas

DIA NACIONAL DO MAR: Hastear da Bandeira Eco-Escolas

“Na Escola Básica da Ericeira, dia 16 de novembro, foi dia de Festa – hasteámos a Bandeira Eco-escolas. Numa cerimónia onde ouvimos declamação de poesia alusiva ao tema “Mar”, aprendemos uma nova música “A gaivota Sofia” (a nossa mascote) e ao som do hino “Içar a bandeira” vimos subir no mastro o símbolo do reconhecimento do valor e importância do trabalho de educação para a sustentabilidade realizado no ano letivo transato.

Escolhemos esta data, em que se celebra o dia Nacional do mar, para renovar o compromisso da nossa escola de continuar a educar para adoção de comportamentos mais amigos do planeta. Vivemos aqui ao pé do Oceano e queremos desenvolver com ele uma relação afetuosa de cuidado e preservação da sua biodiversidade e riqueza. Porque acreditamos que “quem ama, cuida” queremos aprender a ver o mar não só como fonte de recursos mas também olhá-lo na sua dimensão estética e inspiradora da nossa criatividade. Foi neste sentido que aproveitámos este dia para lançar na escola um concurso de poesia alusivo ao tema “O Mar”.

O nosso compromisso como Eco-escolas durante o presente ano vai desenvolver-se nos temas base do programa Energia, Água e Resíduos, no tema do ano Espaços Exteriores e nos temas complementares Mar e Alimentação Saudável e Sustentável. Todos sabemos hoje que o futuro do planeta depende do que conseguirmos alterar no nosso modo de viver, implementando a política dos 5 R´s – reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar.

Alterar comportamentos não é fácil, precisamos uns dos outros para nos interpelarmos e questionarmos no nosso dia a dia, a repensar: será que não estamos a usar demasiados recursos? Podemos e devemos começar a ser exemplo na recusa do desperdício pelo futuro do nosso planeta.”

A coordenadora Eco-escolas
Rosália Batalha