Celebra-se hoje, 21 de Março, o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta. O objetivo da comemoração deste dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, começou no ano de 1892, tudo isto começou em Nebraska, nos EUA. O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton que incentivou a plantação ordenada de árvores neste mesmo estado, promovendo desta forma o “Arbor Day”.
Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.
Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.
Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
Sabia que…
- 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese – produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos “pulmões do mundo“, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
- A desflorestação e os incêndios são as principais causas de destruição de florestas e bosques, ambientes importantes para manutenção de Índice da Qualidade do ar.
- Os incêndios alteram a qualidade do ar, já que lançam várias partículas poluentes para atmosfera. Os principais poluentes libertados durante os incêndios são: monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, ozono e partículas finais inaláveis. Os efeitos nocivos dos incêndios prolongam-se por vários anos, já que a floresta, responsável pela “renovação” do ar, pode levar décadas a recuperar.
Adicionar comentário