Celebra-se hoje, dia 27 de Janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
“No dia 27 de Janeiro de 1945, os soldados do Exército Soviético, que já tinham visto as piores atrocidades durante a II Guerra Mundial e estavam imunes a qualquer tipo de violência, ficaram chocados ao chegar a um campo de prisioneiros alemão na cidade polaca de Oswiecim. As cenas dantescas de milhares de cadáveres empilhados e oito mil homens, mulheres e crianças quase mortas, magérrimos, como zombies, levaram às lágrimas os embrutecidos soldados do Exército Vermelho. O que testemunharam ultrapassou o inimaginável. Nem a pior ficção de terror conseguiria descrever ou conceber o que encontraram no local que ficou mundialmente conhecido pelo nome alemão de Auschwitz. Os alemães conseguiram transformar o campo num inferno terrestre.” escreveu Marcio Pitliuk, curador do Memorial do Holocausto de São Paulo.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.
“Ali, no complexo Aushwitz-Birkenau, a «indústria da morte», com o recurso ao gás, à tortura, à fome, aos maus tratos e ao trabalho escravo, levou à morte cerca de um milhão e meio de crianças, homens e mulheres, que foram literalmente transformados em cinzas nos fornos crematórios do campo. Ao abrirem os depósitos de madeira do campo, os soldados encontraram sete toneladas de cabelo retirado das vítimas e que, souberam depois, se destinava a ser enviado para a Alemanha para forrar bancos de veículos militares e para servir de revestimento térmico de submarinos. Noutros depósitos foram encontrados milhões de objectos pessoais como escovas, brinquedos, sapatos, retirados às vítimas, que seriam reciclados e vendidos na Alemanha.“
A data de 27 de Janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de Janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polônia, pelas tropas da União Soviética. Atualmente, o local é aberto à visitação.
O Dia Mundial da Memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de Dezembro de 2005.
Adicionar comentário