Celebra-se hoje, dia 21 de Fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna. Conheça a origem deste dia e as curiosidades mais incríveis das várias línguas maternas à volta do mundo.
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.
O tema do Dia Internacional da Língua Materna de 2022 é a “Utilização da tecnologia para a aprendizagem multilinguística: Desafios e oportunidades”, em que se explorará o papel da tecnologia para a melhoria e a expansão de uma educação multilinguística e para o apoio do desenvolvimento de um ensino e aprendizagem de qualidade para todos.
A tecnologia abre novas portas e possibilidades, porque tem a capacidade de acelerar os esforços no sentido de garantir oportunidades de aprendizagem ao longo da vida equitativas e inclusivas para todos.
O encerramento de escolas, devido à pandemia da covid-19, veio alargar o uso de soluções de base tecnológica para manter a continuidade da aprendizagem, em muitos países do mundo. No entanto, verificou-se uma falta de igualdade no acesso ao equipamento necessário, à Internet, a materiais acessíveis, a conteúdos adaptados e ao apoio humano, que são componentes necessárias para que o ensino à distância seja possível e eficiente. Esta crise sanitária criou a oportunidade de se testar o uso de tecnologia na educação, demonstrando as suas limitações, mas também reconhecendo o seu potencial.
Origem…
Este dia foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta.
A escolha do dia 21 de Fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em Fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua – o bengalês – como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.
Para a UNESCO, a celebração das línguas maternas reflete a importância da diversidade cultural e linguística, que são componentes essenciais para sociedades sustentáveis em todo o mundo.
Curiosidades…
- 40% da população não tem acesso a uma educação numa língua que fala ou compreende.
- O Português, que conta com mais de 220 milhões de falantes, é a 7ª língua do mundo mais falada por pessoas nativas, enquanto língua materna.
- Somos dos poucos países no mundo que nascendo num cantinho chamado Portugal, somos portugueses e falamos português.
- Pesquisa do Ethnologue em 2021 mostra que 3.018 línguas correm risco de extinção. São faladas por poucas pessoas e não são absorvidas por novas gerações. É o caso, por exemplo, de indígenas que deixam de falar os seus idiomas de origem.
- Os países com mais idiomas em risco de extinção são os EUA (98%), Austrália (89%), Canadá (88%) e Chile (86%).
- Existem mais de 7 mil idiomas no mundo. Por terem uma grande diversidade étnica, a Ásia e a África concentram juntas 62% desses idiomas, mas apenas 23 deles cobrem mais da metade da população mundial.
- Línguas com mais falantes: Inglês, Mandarim, Hindi e Espanhol.
- Línguas com mais nativos a falantes: Mandarim, Espanhol e Hindi
Adicionar comentário