Por ocasião do Dia Internacional da Limpeza Costeira, o Município de Mafra dinamizou 24 ações de limpeza e duas ações de controlo de espécies invasoras, em cinco praias do concelho e junto a estabelecimentos de ensino.
No total, foram recolhidos 430kg de resíduos (na sua maioria, beatas e pequenos plásticos) e 4700kg de chorão, por mais de 900 voluntários.
Cerca de 300 voluntários participaram em atividades de limpeza costeira e controlo de invasoras nas praias de São Julião, Foz do Lizandro, Matadouro e Empa, tendo sido recolhidos 300kg de resíduos e 4700kg de chorão-das-praias. Também a praia de Ribeira d’Ilhas recebeu duas ações de limpeza, com a participação voluntária de diversos banhistas.
Paralelamente, foram efetuadas ações de limpeza junto a escolas do Concelho de Mafra, nas quais participaram 656 alunos, professores e funcionários, numa recolha de mais de 120kg de resíduos.
Estas atividades foram realizadas em parceria com: Quercus, Vinci Energy, Fundação Oceano Azul, Tratolixo, Associação Sailors for the Sea, Novo Verde, Movimento sem Palhinhas e Associação Portuguesa para a Educação Ambiental.
A realização de ações de limpeza e recolha de resíduos é essencial à proteção do ecossistema marinho, sensibilizando para a necessidade de adotar uma correta gestão de resíduos domésticos.
Cada ação realizada contribuiu para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 3 – Saúde de Qualidade, 4 – Educação de Qualidade, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e consumo sustentáveis, 14 – Proteger a Vida Marinha, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
Fonte: CMM
Adicionar comentário