Hoje, dia 30 de Julho, assinala-se o Dia Internacional do Amizade.
A data foi instituída pelas Nações Unidas em Abril de 2011 com a esperança de que a amizade entre os povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar os esforços de paz e construir pontes entre as comunidades mundiais.
Para celebrar este dia junto dos seus melhores amigos trouxemos-lhe alguns dos melhores filmes sobre amizade.
Amigos improváveis – 2011
Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém que o apoie nas suas rotinas diárias. É então que conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão. Driss é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função, porém Philippe, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Assim, com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum que ninguém julgaria possíveis, nascendo entre eles uma amizade que, apesar de improvável, se tornará mais profunda a cada dia.
Realizado por Olivier Nakache e Eric Toledano, uma comédia dramática baseada no livro autobiográfico “Le Second Soufflé”, escrito por Philippe Pozzo di Borgo. O filme, o mais visto em França em 2011, é já a película francesa mais rentável de sempre. O dinheiro arrecadado com a venda dos direitos da adaptação do livro foram doados a uma associação de ajuda a portadores de deficiência motora.
Hachiko – Amigo para Sempre! – 2009
Um filme sobre a amizade mais pura que existe… Para Parker Wilson (Richard Gere), professor de música na universidade, a chegada do cão “Hachi” foi um acontecimento feliz. A cumplicidade entre os dois foi instantânea e eles não mais se largaram: “Hachi” acompanhava o seu dono todos os dias até à estação de comboio onde, todas as noites, o esperava. Mas, um dia, Parker não regressou, e “Hatchi” continuou a esperar. O cão esperou sempre, até ao dia da sua morte. E, por força de perseverança e fidelidade, o animal tornou-se numa lenda, mudando todos aqueles que conheciam sua história.
Com realização de Lasse Hallström (“As Regras da Casa”, “The Shipping News”), é baseado na história verídica contada já antes no filme “Hachikô Monogatari” (1987), pelo realizador japonês Seijirô Kôyama.
Já estou com saudades – 2015
Jess (Drew Barrymore) e Milly (Toni Collette) são melhores amigas desde infância. Enquanto Milly se casou, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso, Jess decidiu levar uma vida pacata ao lado do marido Jago (Paddy Considine). Após se submeter a um tratamento, Jess consegue finalmente engravidar, mas a notícia vem justamente quando Milly descobre que tem um cancro de mama e precisa de fazer quimioterapia. Milly necessitará do apoio não apenas da amiga, mas de toda a família.
As vantagens de ser invisível – 2012
Apesar da sua inteligência fora do comum, Charlie (Logan Lerman) tem uma enorme dificuldade em se relacionar com os seus pares. Porém, este início de ano lectivo, está decidido a mudar e a criar laços, mesmo que tenha de lutar contra os seus receios mais profundos. E é assim que conhece Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), duas pessoas alegres, extrovertidas e com um gosto esfuziante pela vida. Juntos, vão desabrochar para o mundo dos adultos, seguindo o caminho da amizade, do amor e da descoberta da sexualidade.
Com argumento e realização de Stephen Chbosky, “As Vantagens de Ser Invisível ” é baseado no aclamado romance homónimo, escrito pelo próprio realizador e editado em 1999 pela MTV.
O rapaz do pijama às riscas – 2007
Um rapaz de oito anos, Bruno, é o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde Bruno não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras.
Adicionar comentário