Desporto Geral

Dia em cheio para o Internacional de Skimboard

No segundo dia de provas do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas as atenções estiveram voltadas para o Internacional de Skimboard.

A prova arrancou cedo na Praia do Mirante para, durante a tarde, ver Javier Sola Gregorio (Espanha) a sagrar-se campeão no Open Masculino e Isabel Blanco (México) a arrebatar o Open Feminino.

O dia começou com boas condições para a realização das meias finais do Open, em que Javier Sola Gregorio e Hugo Santos dominaram a primeira bateria, deixando para trás Ricardo Dias e Javi Garcia. Também nesta fase, Juanlu González e Miguel Braz afastaram Heytor Torres e Diogo Xina, seguindo para a final, que já decorreu na zona norte do Mirante, levando pelo areal todos os que acompanhavam a prova.

Vinha muito motivado de Málaga e com vontade de dar tudo. As condições foram muito boas, ondas muito boas. Pude desfrutar dentro e fora do evento, pelo que estou muito contente” disse Javier Sola Gregorio. “Gostei muito de Santa Cruz. Tanto a gastronomia, como as pessoas, parece-me muito agradável. Felizmente, durante todo o evento tivemos um clima bastante bom. Desfrutei muito e penso regressar aqui a Torres Vedras” afirmou o skimboarder espanhol, que em setembro disputa uma etapa do Circuito Mundial de Skimboard em Faro de Trafalgar, Cádiz.

Também Isabel Blanco espera poder regressar no próximo ano “porque gosto muito da praia, do lugar, das pessoas.” Pela primeira vez em Portugal, a atual campeã mexicana de skimboard confessa que “não sabia que haviam tantas ondas” no país. Depois de uma final “bastante interessante” em que deixou Filipa Pinto apenas a 1.1 pontos, Isabel confessou que a portuguesa “gosta de meter pressão.” A atleta quer estar na etapa do UST, que decorre na Califórnia, em agosto, e no Oktoberfest Newport, em setembro.

Hugo Santos, Dinis Costa, Gonçalo Ferraz e Heytor Torres foram os skimboarders que também se sagraram campeões neste Internacional de Skimboard, vencendo nas categorias Masters of the Universe, Sub-14, Sub-18 e Seniores, respetivamente.

Eurosurf em português

No primeiro dia do Eurosurf Junior, Portugal, França, Espanha e Itália não desapontaram e dominaram, num dia dedicado ao longboard Sub-18 masculino e feminino e ao surf sub-16 feminino.

Este domingo também contou com surpresas protagonizadas pelas marroquinas Ines Tabbai e Ranya Squalli e deixou antever boas prestações por parte de Inglaterra e Alemanha. Por outro lado, a maior pontuação do dia (12.64) foi arrebatada pela espanhola Ibone Gomez na sua primeira bateria de sempre numa prova da Federação Europeia de Surf.

A Seleção Nacional venceu quatro das cinco baterias que contaram com surfistas portugueses, conseguindo manter todos os atletas no percurso principal que conduz à final das medalhas.

Esta segunda-feira o Eurosurf Junior apresenta-se em dois palanques diferentes, com todas as categorias a entrar na água.

Já na Aldeia Neptuno, depois da enchente da noite passada para assistir a Deejay Kamala e NBC, hoje é a vez de Filipe Gonçalves apresentar o seu novo disco Liberdade de Expressão no Santa Cruz Ocean Spirit. Antes e depois do concerto, o palco estará entregue ao DJ Carito. Todas as noites do Santa Cruz Ocean Spirit têm entrada livre.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. O evento conta com o Hotel Golf Mar como patrocinador. Rádio oficial: Mega Hits. Água oficial: Vimeiro. Apoio à divulgação: Grafivedras e Kayaksurf.net. Apoio: Decathlon e KP World. Parceiros desportivos: Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Associação Sealand Santa Cruz e Surf Social Wave. Apoios institucionais: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal e Instituto Português do Desporto e da Juventude. EcoEvento Valorsul. Parceiro: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras. Loja oficial: Mar Gifts.

Fonte: CM Torres Vedras (Press Release)