Geral Saúde

Cuide das suas defesas!

Para bem do seu sistema imunitário reveja os seus hábitos de vida e corrija-os, se necessário. Saiba aqui por onde começar.

A capacidade de defesa do nosso sistema imunitário é fundamental para nos mantermos saudáveis. Devemos, por isso, fazer tudo para que o nosso sistema imunitário desempenhe adequadamente as suas funções de reconhecer e a combater invasores.

Com a aproximação do tempo frio, os conselhos para reforçar o sistema imunitário vão ganhando cada vez mais espaço na informação que nos chega todos os dias:

  • Muitos apontam para determinados alimentos que devemos consumir para aumentar as nossas defesas;
  • Outros salientam que devemos apostar em determinados suplementos alimentares pois fortalecem o nosso sistema imunitário.

Mas não é por aqui que devemos começar.

Naquilo que depende de nós, o papel principal está a cargo do nosso estilo de vida e não de qualquer solução milagrosa que o substitua para reforçar as nossas defesas. 

Assim, antes de se dedicar a comer repetidamente um determinado alimento ou a comprar suplementos que prometem reforçar o seu sistema imunitário, reveja os seus hábitos e estilo de vida.

Lembre-se que fazer uma alimentação saudável, ter um peso corporal adequado, ser fisicamente ativo, descansar e dormir o suficiente e não fumar é a nossa melhor contribuição para nos mantermos saudáveis.

Uma alimentação saudável e equilibrada

Abra o seu frigorífico, verifique a despensa e:

  • Tenha sempre em casa e coma regularmente fruta e vegetais frescos e/ou congelados;
  • Opte por cereais integrais e minimamente processados;
  • Privilegie na sua dieta as gorduras de boa qualidade, por exemplo o azeite, abacate, nozes, peixe gordo;
  • Privilegie na sua dieta fontes proteicas magras e de boa qualidade, como carnes magras (frango ou peru sem pele, lombo de porco sem gorduras visíveis, coelho, entre outras), lacticínios magros, tofu, leguminosas (feijões, ervilhas, grão);
  • Evite ao máximo os alimentos processados, como batatas fritas de pacote, bolachas, refeições prontas, guloseimas;
  • Mantenha-se hidratado bebendo água ou chás de ervas sem açúcar entre as refeições;
  • Evite refeições mais calóricas e bebidas alcoólicas, ou reserve-as apenas para momentos especiais.

Tudo isto é mais importante e prioritário do que, por exemplo, beber todos os dias de manhã água com limão e gengibre, abastecer-se de suplementos vitamínicos, ou considerar quaisquer outras possibilidades.

Ser fisicamente ativo e dormir o suficiente

O exercício ajuda, pelo menos, a ter um peso saudável, a manter uma mobilidade adequada e a aliviar o stress.

Se não faz exercício físico, considere começar a fazer. Uma caminhada, 2 ou 3 vezes por semana, se não tiver possibilidade de fazer mais.

E, já agora, por que não subir as escadas em vez de andar de elevador, estacionar um pouco mais longe do local para onde vai, ou dar uma volta na rua antes de entrar em casa?

Descansar e dormir o suficiente, tanto em quantidade como em qualidade, é fundamental para manter o nosso equilíbrio, para conseguirmos funcionar corretamente nas nossas múltiplas tarefas do dia-a-dia e para conseguirmos gerir os nossos níveis de stress.

Proteja-se!

Não deixe que os seus níveis de stress atinjam um nível tal que o deixam exausto, sem querer sequer pensar em exercício físico. Nem que o façam saltar refeições e depois compensar com alimentos muito calóricos e/ou pouco nutritivos.

Aposte em alimentos nutricionalmente densos, encaixe na sua rotina algum exercício físico, descanse e não fume!

E não deixe de procurar ajuda se sentir que precisa, seja para atingir e manter um peso saudável, para aliviar o stress do dia a dia, para o ajudar a dormir melhor ou para deixar de fumar.

Ter hábitos de vida saudáveis é o melhor que podemos fazer para cuidar das nossas defesas e reforçar o nosso sistema imunitário.

Fonte Dr.ª Rita Ferreira da Silva – Nutricionista no Hospital da Luz