Geral

Corrida dos Fundadores, um desfile de jóias automóveis

A Corrida dos Fundadores é um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939) que pretende celebrar a era dourada do automobilismo.

Celebra a primeira prova automobilística da Península Ibérica, que decorreu em 1902, entre a Figueira da Foz e Lisboa, com o objectivo de “testar” o interesse da sociedade portuguesa no fenómeno do automóvel.

Sábado iniciou o seu percurso na Figueira da Foz, passando por Alcobaça, Óbidos, Torres Vedras e Mafra, onde passou no Domingo, tendo depois de uma breve paragem rumado ao sul, passando pelo Estoril para terminar em Lisboa.

Quando chegaram a Mafra, a chuva prejudicou muito o desfile das cerca de 30 peças históricas, afastando o público, mas mesmo assim, uns quantos resistentes não desistiram de ver alguns detalhes destas máquinas espetaculares.

Uma das “estrelas” que passaram por Mafra foi um Rolls-Royce Phantom III, de 1937, que transportou a Rainha Isabel II na sua primeira visita a Portugal e que tarde, viria a ser o veículo do Presidente norte-americano Eisenhower e dos Papas Paulo VI e João Paulo II durante as suas visitas a Portugal.

A Corrida dos Fundadores by Cartrack é organizada pelo Museu do Caramulo, com o apoio da Cartrack, Turismo do Centro de Portugal, Shell, Cauny, EMEL, BPI – Fundação la Caixa, Clube Português de Automóveis Antigos, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, e dos municípios da Figueira da Foz, Alcobaça, Mafra, Torres Vedras, Cascais e Lisboa.

Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto