Geral Religião

Coroação Pontifícia de Nossa Senhora da Soledade

Na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, o Enviado Especial do Papa Francisco, Cardeal José Tolentino de Mendonça, presidiu sábado 16 de setembro à celebração das Vésperas Solenes, que antecederam a Missa de Coroação Pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade, que se realizou domingo, 17 de setembro. 

A componente musical desta celebração, assegurada pela Capella de São Vicente e pelos seis órgãos da Basílica, incluiu, para além de canto gregoriano e de cânticos litúrgicos em português, a primeira execução moderna do “Magnificat” de Marcos Portugal, até agora inédito na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, assim como a estreia absoluta do “Deo Gratias” de João Vaz. O carrilhão e restantes sinos foram executados por Abel Chaves, destacando-se também a participação de clarins da Fanfarra do Exército.

No domingo a imagem de Nossa Senhora da Soledade, exposta na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, recebeu a coroação Pontifícia, em reconhecimento pela sua importância para o culto Mariano. A missa foi presidida pelo cardeal português D. José Tolentino Mendonça, como enviado especial do Papa Francisco.

Esta é a terceira imagem em Portugal a ser coroada em nome e com a autoridade de um Papa, pelo que constitui um acontecimento histórico.

A imagem de Nossa Senhora da Soledade, datada de 1774, acompanha sempre quer a procissão do Senhor dos Passos, quer a procissão do Enterro do Senhor, as quais fazem parte do conjunto de quatro Procissões da Quaresma da Vila de Mafra, conjunto único no país e uma das mais originais manifestações culturais da grandiosidade que Mafra atingiu no século XVIII. 

A missa de domingo registou a presença de várias entidades religiosas, assim como representantes da sociedade civil e militar, entre os quais a Ministra da Justiça, em representação do Primeiro-Ministro, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, a Secretária de Estado da Cultura, o Presidente da Junta de Freguesia de Mafra, o Comandante da Escola das Armas e o Diretor do Palácio Nacional de Mafra.

A cerimónia assinalou, ainda, o encerramento do IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, que decorreu em Mafra, promovido pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, com o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa, do Dicastério para a Evangelização e do Conselho das Conferências Episcopais Europeia e o apoio do Município de Mafra, Palácio Nacional de Mafra e Escola das Armas.

Acerca do autor

ericeiraonline

Adicionar comentário

Clique para comentar