A terceira imagem em Portugal a receber o privilégio de ser coroada em nome e com a autoridade do Sumo Pontífice encontrasse em Mafra.
Na manhã de 15 de Agosto, no final da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebrada na Basílica de Mafra, foi apresentada a coroa que será imposta pelo Enviado Especial do Papa Francisco, Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, na imagem de Nossa Senhora da Soledade, a 17 de Setembro.
O Patriarca Eleito, D. Rui Valério, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Eng. Hélder de Sousa Silva, num dos seus primeiros atos públicos após a nomeação como Patriarca, admirou a coroa juntamente com os devotos que se encontravam no templo mafrense.
A coroa, foi benzida pelo Papa Francisco na capela da Nunciatura Apostólica em Lisboa, no dia 4 de Agosto, no decorrer das Jornadas Mundiais da Juventude, no final da missa celebrada naquela manhã.
Os trabalhos para materializar a coroa iniciaram-se no final de Outubro de 2022, depois de dois anos de recolha de donativos dos fiéis, e visitantes da Basílica de Mafra.
A este respeito, Francisco Simões do Paço, Juiz da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra comenta,“Esta amabilidade do Santo Padre para connosco constitui um renovado incentivo no incremento do culto da Santíssima Virgem Maria. Todo o ouro e prata utilizados na manufactura foram oferecidos propositadamente para o efeito. Esta será uma das mais notáveis peças de ourivesaria sacra produzida para Portugal nos últimos anos, circunstância que servirá para destacar o privilégio, da terceira vez na história, que uma coroação pontifícia foi concedida ao território nacional”
Por esta via fortalece-se a piedade cristã nas suas mais diversas expressões, tratando-se a Basílica de Mafra, de um dos templos marianos mais visitados de Portugal.
Este projecto contempla a representação rigorosa das litanias de Nossa Senhora, reproduzidas no zimbório do Real Edifício de Mafra, e o anagrama de Jesus e Maria, na frente da coroa, conforme está representado na janela principal do templo mafrense. Os modelos utilizados para a inspiração do projecto da coroa, foram retirados de projectos portugueses e italianos, em sintonia com a estética da Basílica de Mafra.
O metal foi abençoado pelo Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, a 30 de Outubro, em cerimónia solene à qual assistiram autoridades civis e militares. O metal foi ensaiado em Portugal, pela histórica Ourivesaria Sarmento de Lisboa, o projecto é do artista Santiago Rodrigues Lopes, e a manufactura do ourives, Manuel Valera Pérez.
O metal e pedras remanescentes que não foram utilizados na materialização da coroa, aplicaram-se na criação de uma outra peça para ornato da imagem de Nossa Senhora da Soledade, onde serão cravadas todas as pedras doadas. O vestido que revestirá a imagem histórica custodiada pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, será doado por devotos espanhóis, e ambas as peças serão apresentadas publicamente nas vésperas solenes da coroação, a 16 de setembro.
Fonte: Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra – Press Release
Adicionar comentário