Geral Saúde

Como recuperar dos excessos do natal e da passagem do ano

Depois do Natal e passagem de ano, épocas propícias ao abuso dos alimentos, que o nosso corpo tem mais dificuldade em processar, é necessário limpar e restaurar o equilíbrio, devolver ao corpo a possibilidade de se auto curar. Fique a conhecer algumas sugestões para recuperar dos excessos.

O RESULTADO DOS EXCESSOS

Um estudo realizado pelo Instituto Médico Europeu da Obesidade (IMEO) mostrou que seis em cada dez pessoas ganham entre dois e três quilos devido aos excessos cometidos nas época natalícia. A culpa é do alto teor de açúcar e gordura consumidos nesta altura do ano.

O mesmo estudo aponta que o aumento de peso no natal e passagem de ano é também influenciado pela falta de atividade física. Segundo o IMEO, menos de 30% dos entrevistados mantém a rotina habitual e fazem desporto durante os dias festivos.

Os excessos cometidos nas épocas festivas também deixam marcas no organismo. Um consumo excessivo de açúcar, por exemplo, pode estar na origem de problemas metabólicos e cardiovasculares, obesidade e problemas dentários.

Os portugueses não costumam respeitar as recomendações da OMS, que fixou que o consumo diário de açúcares simples não deve ser superior a 10% do total da energia diária ingerida e, no natal e na passagem de ano, este limite tende a ser ainda menos respeitado.

TER CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO

Depois das festividades há que voltar à rotina alimentar. Alguns autores defendem que o melhor a fazer para evitar os excessos de calorias é monitorizar o que come – pode fazê-lo com alguma disciplina ou através de aplicações de smartphone para o efeito.

Coma muitas fibras e vitamina C 

As fibras são fundamentais para manter uma alimentação equilibrada e, nestas alturas de detox, têm inúmeras vantagens: além de combaterem a prisão de ventre e aumentarem os níveis de saciedade, ajudam a eliminar as toxinas do intestino. E onde as encontra? Nas frutas, nos legumes, nos cereais, nos frutos secos e nas sementes. A vitamina C é vital para limpar o organismo e ajudar o fígado a fazer o seu trabalho. Além disso, é rica em antioxidantes, ajuda a fortalecer as defesas naturais do corpo porque combate os radicais livres. Encontra-a na laranja, no limão, nos morangos, em muitas frutas e alguns legumes.

Opte por alimentos recheados de proteínas 

Já experimentou uma omelete de claras, por exemplo? É saciante e faz muito bem à sua saúde. Fuja das gemas que são demasiado gordurosas. Legumes, frango grelhado sem molho e arroz branco também ajudam a saciar. Se lhe apetecer lanchar, opte por um iogurte natural que é rico em probióticos e ajuda ao funcionamento do sistema digestivo. Se ingerir uma boa quantidade de proteínas está a ajudar o seu fígado a limpar o organismo ao mesmo tempo que reforça a sua massa muscular.

Evite alimentos processados

Pelo menos nos primeiros dias do ano, evite pratos com muita gordura saturada e fritos, bem como charcutaria, queijos, carne vermelha, cereais refinados, lacticínios, café, produtos com açúcar e bebidas alcoólicas.

Hidrate o seu corpo 

Nunca se esqueça de que os líquidos são os nossos melhores amigos depois de vários dias de excessos. Beba muita água, chás antioxidantes, como o chá verde por exemplo, e já sabe que água morna com limão e gengibre de manhã é meio caminho andado para uma boa recuperação. Caldos e smoothies de legumes também são uma excelente solução.

Estas dicas são válidas para o natal e passagem de ano, mas podem ser adotadas ao longo de todo o ano.

Se é dos que não costuma ter especial cuidado com o que coloca no prato, esta é a altura certa para começar a fazê-lo:

  • Corte no sal e no açúcar
  • Opte por legumes, fruta e vegetais
  • Evite a comida pré-feita
  • Beba muita água e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas
  • Congele os restos de comida para outras refeições.

PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO

A Direção-Geral da Saúde recomenda 30 a 60 minutos de atividade física moderada, 5 dias por semana, de forma a perder peso de forma saudável.

Ainda de acordo com a DGS, é boa ideia recorrer à ajuda de um profissional e treinar com alguém com os mesmos objetivos.

Por que não aproveitar o início do ano para desafiar um amigo a experimentar uma nova modalidade?

Se não for grande adepto do exercício físico, pode optar por caminhadas.

Um estudo feito sobre os excessos na alimentação mostrou que uma caminhada depois de uma refeição rica em gordura, ajuda a diminuir a concentração de triglicerídeos pós-refeição (o tipo de gordura que o corpo armazena para usar como energia).