Fazer eco da musicalidade tradicional portuguesa, recordando que é dos ritmos de trabalho tornados música, das histórias de vida contadas em canções, desse património sempre em reinvenção, que são feitas as nossas Raízes.
O Ciclo de Música Tradicional Portuguesa “Raízes” está de regresso à Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra, trazendo estas sonoridades em três singulares concertos, às 21h30, no dia 15 de Janeiro e nos dias 12 e 26 de Fevereiro.
O concerto inaugural, a 15 de Janeiro, será protagonizado por Silvana Peres que apresenta o seu álbum “Fado no Pé” onde, entre a dança, o fado e os ritmos brasileiros e africanos, explora várias influências fazendo uma homenagem à Lusofonia, dando a cada tema uma forma e um ritmo específicos de dançar.
No dia 12 de Fevereiro sobem ao palco os Cantadores do Alentejo, cinco jovens, entre os 20 e os 30 anos, nascidos no Alentejo, em que a música é parte da sua vida, desde a infância. Todos eles começaram a cantar desde tenra idade e tratam o “Cante Alentejano” por tu desde que se lembram, afirmando que “vamos cantar Modas à nossa maneira e mostrar que o Cante pode ser interessante para todas as idades”.
No concerto de encerramento, a 26 de Fevereiro, apresenta-se Cantigas de Maio, tendo Bernardo Moreira convidado músicos que, pela sua idade e percurso musical, representam duas gerações que se cruzam, trazendo percursos e vivências distintas, que permitem uma abordagem mais moderna para um legado que não pode, nem deve ser esquecido.
Para vocalista foi convidado João Neves, atualmente, um dos mais promissores cantores da cena musical portuguesa.
O acesso aos concertos está condicionado ao cumprimento, por parte do público, das medidas sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde.
Uso obrigatório de máscara.
Bilhetes à venda nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, em https://ticketline.sapo.pt/…/ciclo-de-musica… e no local de realização de espetáculo, duas horas antes do início do mesmo.
Preço dos bilhetes: Munícipes e menores de 23 anos: 3€ | Público em geral: 5€
Em alternativa assista em: https://pt-pt.facebook.com/camaramunicipaldemafra
Adicionar comentário