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Cheleiros e Aldeia Típica de José Franco na Bolsa de Turismo de Lisboa

Decorreu, ontem, dia 2 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior plataforma nacional para divulgação do turismo, a apresentação pública de Cheleiros como Aldeia de Portugal, classificação recentemente atribuída pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA), bem como da requalificação da Aldeia Típica de José Franco, no Sobreiro.

A sessão foi introduzida por Márcia Mendes, diretora executiva da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S) e membro da direção da ATA, que sublinhou a importância das experiências de ruralidade para o visitante e o seu contacto com os ativos identitários das aldeias como fator impulsionador para a preservação das tradições locais.

Também o Presidente da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, Tiago Alves, referiu que “este projeto faz parte de um plano de valorização, criado em conjunto com a comunidade local, não só para preservar o património arquitetónico, natural, gastronómico e histórico, como para fomentar o empreendedorismo local e o seu potencial turístico, dada a proximidade à cidade de Lisboa”.

Seguiu-se a apresentação do projeto de requalificação da Aldeia Típica de José Franco, por Diogo Batalha, neto do ilustre artesão. Como forma de perpetuar a vida e obra do Mestre José Franco, estão a ser realizadas intervenções na sua aldeia-museu, designadamente no atelier, na sala de exposições e nas zonas de padaria e olaria, para além da criação de parcerias com outras olarias tradicionais da região para promoção de visitas guiadas. De acordo com Diogo Batalha, o plano de requalificação integra igualmente a criação de um espaço museológico sobre o quotidiano e a identidade saloia, a ser projetado futuramente.