Geral

Bibliotecas públicas dos 18 municípios da AML unidas em rede a partir de 12 de janeiro

No dia 12 de janeiro vai ser assinado o contrato de financiamento da Rede de Bibliotecas Públicas da AML, entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e a Área Metropolitana de Lisboa.

A cerimónia de assinatura decorrerá às 11h30, na Biblioteca Municipal da Póvoa da Galega, localizada no edifício multiusos do Parque Urbano da Póvoa da Galega, e contará com a presença da presidente do conselho metropolitano, Carla Tavares, e da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

A Rede de Bibliotecas Públicas da AML formalizará o apoio, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, para aquisição de equipamentos informáticos, e catálogos integrados.

Após a constituição da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas da AML, os 18 municípios terão a possibilidade de melhorar o acesso à informação impressa e digital, e partilhar os recursos entre as várias bibliotecas, da gestão do espólio à programação de atividades culturais.

Pretende-se, com esta rede, que as bibliotecas trabalhem em articulação, para que se preste à população da região um melhor serviço público e se reforce a identidade metropolitana.

A importância das bibliotecas

Atualmente, as bibliotecas são muito mais do que apenas espaços para a consulta de livros, publicações periódicas e materiais audiovisuais. São também espaços de coworking e zonas de estudo, e ainda locais inclusivos de acesso gratuito a computadores e à internet.

Têm ainda um papel relevante na programação de atividades culturais, fundamentalmente no domínio da leitura. Animações e dramatizações para crianças e famílias, conferências, exposições, lançamento de livros, projeções de cinema e workshops fazem parte das suas programações regulares.

Fonte: Divisão de Comunicação, Relações Internacionais e Protocolo da Câmara Municipal de Mafra (Press Release)

Tags