Desporto Geral

Balanço do Rallye das Camélias 2024: Cristiano Santos “fomos com tudo, e foi decididamente diferente!”

Não podia ter corrido melhor a prestação do Volkswagen Corrado G60 da equipa de Mafra, no Rallye das Camélias 2024, uma prova dura, mas de onde a Jet Motorsport trouxe um resultado vitorioso, uma experiência inesquecível, e a vontade de continuar a evoluir.

Terminou em sucesso a prestação da equipa Mafrense que tripula o Volkswagen Corrado G60 roxo, em mais uma edição do já mítico Rallye das Camélias 2024, prova patrocinada pelo Bilstein Group.

Após seis provas especiais de classificação, que terminaram com uma passagem noturna na Serra de Sintra, a equipa logrou vencer a sua classe (X2-12), bem como conquistar um honroso 22.º lugar à geral, entre 58 carros que se perfilaram à partida para a prova . Um rali duro, nas palavras do piloto e gestor do projeto, Cristiano Santos: “não foi uma prova fácil, tenho de admitir. Primeiro, porque o último rali propriamente dito que fizemos foi precisamente a edição anterior desta mesma prova, e é necessário adquirir ritmo e confiança para poder estar ao melhor nível, e isso notou-se na primeira especial da manhã, onde a estreia na Serra de Sintra também elevou o nível de dificuldade. Mas ao longo do dia fomos melhorando, e a passagem pelos troços de Mafra foi para nós um verdadeiro espetáculo. Fomos com tudo, e foi decididamente diferente!”.

Desengane-se quem pense que esta prestação não esteve isenta de problemas, os quais, foram felizmente resolvidos em tempo e com sucesso: “quando terminámos a última especial da manhã, em Mafra, notámos um ruído estranho no carro, na parte da admissão. Algo que se veio a identificar como podendo comprometer o desempenho do carro e o resto da prova, mas que, com a ajuda do Tiago Nunes, o preparador do carro, bem como da nossa equipa de assistência, e ainda do nosso amigo João Rodrigues, também piloto, conseguimos resolver. É uma honra ter à nossa volta pessoas que nos ajudam numa modalidade tão agressiva para a mecânica como são os Ralis”.

Quem também teve uma palavra a dizer foi o navegador da equipa, João Santos, que se estreou em Ralis por esta equipa nesta edição das Camélias: “foi o primeiro Rali que fizemos em conjunto, correu muito bem da nossa perspetiva. Os reconhecimentos e as notas que tirámos, foram feitos de modo a podermos imprimir um ritmo melhor que em provas anteriores, mas sempre com uma postura ponderada. Foi um verdadeiro desafio, muito pela dureza e extensão da prova, em termos de classificativas. Mas conseguimos alcançar os nossos objetivos, e isso é muito gratificante”.

O piloto, também orgulhoso do trabalho dentro do cockpit do carro, não poupou nos elogios, pois “foi efetivamente a nossa estreia como equipa de Rallyes, e não podia ter corrido melhor. O João deu as notas certas, da forma certa, puxou por mim quando era preciso, e deu importante feedback para provas futuras. Algo para o que a experiência dele em anteriores ralis contribuiu decisivamente. Foi um dia muito bem passado, num verdadeiro trabalho de equipa”.

A equipa prepara e analisa agora o restante da época, de modo a poder cumprir o calendário previsto, e quiçá acrescentar mais uma ou duas provas. Novidades são esperadas em breve.

Fonte: Jet Motorsport (Press Release)

Acerca do autor

ericeiraonline

Adicionar comentário

Clique para comentar