Geral

Autocaravanas: Será que todos os turistas são bem vindos na Reserva Mundial de Surf?

Parece que nem o fim do Verão afastou as muitas caravanas e carrinhas que continuam a invadir a zona costeira de várias praias dos concelhos de Mafra e Sintra, inclusive em áreas proibidas e protegidas. Já foram tomadas algumas medidas, mas serão suficientes?

A Ericeira, tem sido noticia pela “invasão” de caravanas e carrinhas a pernoitar junto às praias e locais proibidos. Popular entre os amantes do surf, cada vez mais a Reserva Mundial de Surf, é cobiçada até nas estações mais frias.

O uso de caravanas e carrinhas (muitas delas de aluguer) são dos meios mais utilizados pelos turistas, que apesar de terem espaços apropriados e grátis, preferem as zonas costeiras para passar as suas férias, o que trás consequências negativas não só à população como também ao meio ambiente, como a poluição das praias e de zonas próximas e uma maior degradação das arribas (com aumento do risco de desmoronamento).

As constantes queixas devido aos estacionamentos abusivos e ao lixo deixado para trás, levaram as autoridades a tomar algumas medidas como, ações de fiscalização, colocação de barras para interditar a passagem em alguns parques/ terrenos, multas e até o afixamento de placas e sinais de proibição de pernoitar e estacionar, mas mesmo assim o problema mantém-se em algumas zonas da Ericeira.

Levanta-se a eterna questão: O que será preciso fazer para resolver esta situação?