Efemérides & Curiosidades Geral

As curiosidades sobre o Dia de S.Valentim que ainda não sabia

Fique a saber as curiosidades mais engraçadas sobre o dia mais romântico do ano!

Por que São Valentim é o santo dos namorados?

No ano de 270, o Imperador Claudio II proibiu que os jovens se casassem. Ele acreditava que os jovens solteiros eram melhores soldados. São Valentim desaprovava esta decisão, e por isso casava os jovens escondidos. Dia 14/02 foi o dia em que Valentim foi decapitado e então surgiu o Valentine’s Day em sua homenagem.

Dia 14 de Fevereiro

Na Idade Média, a data de 14 de Fevereiro assinalava o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Daí os namorados dessa época utilizarem esta data para deixar mensagens de amor na soleira da porta da sua amada.

Rosas

As rosas vermelhas com certeza lideram as vendas de flores no dia dos namorados, mas você sabe porque? A rosa vermelha era a preferida de Vênus, a Deusa do Amor em Roma! Além disso, está provado que vermelho é a cor do amor e relaciona-se com sentimentos forte e emoções amorosas.

O cartão mais antigo

Um dos cartões mais antigos foi emitido em 1415 por Charles, duque de Orleans, a sua esposa, quando era prisioneiro na torre de Londres. O cartão é preservado agora no museu britânico.

Cartas para Julieta 

Não é só no filme, mas também na vida real que Julieta recebe cartas. No Dia dos Namorados estima-se que a cidade de Verona, na Itália, lar de Julieta, recebe mais de mil cartas e cartões endereços a criação de William Shakespeare, pedindo conselhos amorosos.

Bombons

A quantidade de bombons fabricados em forma de coração para esta data dava para fazer uma fileira de Itália aos Estados Unidos 20 vezes.

Pedidos de casamento

Pedir namorada em casamento no Dia dos Namorados é muito comum. Estima-se que mais de 220 mil pedidos de casamentos pelo mundo são feitos todos os anos nesta data especial.

O maior presente da história

O presente mais incrível oferecido no dia dos namorados foi o Taj Mahal na Índia. Foi construído por Mughal Imperador Shahjahan, como memória da sua mulher.