Geral

Arquivo Municipal com novo edifício

A Câmara Municipal aprovou hoje, por unanimidade, a abertura de concurso público para a execução da empreitada referente à construção do Arquivo Municipal, em terreno sito na Rua Escritora Hélia Correia, em Mafra.

Pretende-se, assim, criar instalações próprias e adequadas a este serviço que tem por missão identificar, organizar, preservar e divulgar a documentação produzida pela autarquia e por ela recebida, até então a funcionar no edifício do Centro Municipal de Proteção Civil. O preço-base para o procedimento é de 2.242.617,54€, acrescido de IVA.

A empreitada compreende a reabilitação e ampliação de um armazém com a área de implantação e de construção de cerca de 462,10m2 e a sua reconversão em Arquivo Municipal, assim como a requalificação da área envolvente. Neste edifício, com dois pisos acima da cota de soleira, serão integradas, entre outras, salas de atendimento, leitura, trabalho técnico, reprodução/ digitalização, tratamento de documentos, desinfestação e limpeza de documentos, depósitos e arquivos.

Criado em 1992 e pautando a sua intervenção por três eixos orientadores (organização arquivística; preservação e conservação; e acesso, divulgação e investigação), o Arquivo Municipal é um recurso cultural único, que promove ativamente a preservação da memória concelhia e fornece dados para a produção de conhecimento sobre o território municipal, estando aberto a todos os investigadores e interessados pela história local.

Em anos recentes, foi possível inventariar e informatizar sistematicamente toda a documentação, procedendo-se em simultâneo à sua preservação preventiva. Desde 2011, o Arquivo Municipal disponibiliza uma nova ferramenta de proximidade com os munícipes e investigadores de história local: o catálogo online das coleções, que está acessível em https://arquivo.cm-mafra.pt/

Na atualidade, estão disponíveis, para consulta, fundos que cobrem praticamente toda a história das épocas moderna e contemporânea do Concelho de Mafra, e as múltiplas dimensões das gentes de locais, com especial destaque para os conteúdos de natureza administrativa dos antigos concelhos que hoje formam o Município.