Após alguns adiamentos devido às condições não permitirem cumprir o grau de exigência para a realização de provas neste circuito, realizou-se no passado domingo, dia 29 de Janeiro, o SCIENCE ERICEIRA 2022, o Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube.
Com os famosos 3 spots da Praia da Empa (Pedra Branca, Backdoor e Reef) a debitarem excelentes ondas ao longo do dia, a prova contou com 58 inscritos, divididos pelas categorias OPEN, SUB 18, MASTERS e FEMININO.
A categoria OPEN com um quadro completo de 32 atletas arrancou com os Atletas a dividirem-se inicialmente entre a Pedra Branca e o Reef, onde tubos, ARS, Backflips e El Rollos foram palavra de ordem e foram-se destacando o Mauro Bandeiras, João Guedes, António Saraiva, Daniel Fonseca ou o Simão Monteiro.
Após os dois primeiros rounds OPEN, realizaram-se em simultâneo os dois primeiros rounds SUB 18 e MASTERS. Devido à maré, os spots escolhidos foram o Reef e o Backdoor, onde pudemos constatar que a nova geração de valores está a chegar e a dará cartas, assim como os MASTERS continuam cheios de pica para competirem e a desfrutarem de condições únicas.
Com o avançar da tarde iniciaram-se as finais. No FEMININO, com a presença da actual Campeã Nacional e Vice-Campeã Europeia Filipa Broeiro e da vencedora da última etapa do CNBB 2022, Madalena Valério, adivinhava-se uma luta bastante dura pela vitória final. As presenças da Mariana Silva e da Carolina Vintém também colocavam ainda uma maior pressão. Levou de vencida a Madalena Valério, fruto de ter acreditado até ao fim que poderia vir uma onda que lhe permitisse superar a diferença que tinha para a Filipa. Em 2º quedou-se a Filipa, ficando as restantes posições do pódio para a Mariana Silva e da regressada Carolina Vintém, 3º e 4º, respectivamente.
Nos SUB 18, apuraram-se para final o Bernardo Pacheco, os gémeos Paulino e o mais novo atleta em prova, João Freitas. O Bernardo liderou praticamente em toda a final, contudo, o Afonso Paulino, na última onda da final conseguiu inverter a situação, sagrando-se o grande vencedor desta categoria, relegando o Bernardo Pacheco para 2º lugar. As restantes posições do pódio ficaram para o Gonçalo Paulino, em 3º, e o João Freitas, em 4º.
Nos MASTERS, após intensa luta em todas a eliminatórias, registando-se também o acidente que retirou de prova o Bruno Câmara, apuraram-se para a final alguns dos nomes sonantes inscritos na prova. Desta vez a vitória sorriu ao Nunito Cardoso, um dos mais acarinhados bodyboaders por toda a comunidade, regressado às competições 20 anos após a sua última presença. O 2º lugar ficou para o estreante João Nuno Magalhães. Em 3º lugar ficou o multi-campeão dos circuitos do Ericeira Surf Clube, João Guedes, ficando em 4º lugar o Francisco Almeida.
A finalizar a prova, após um dia bastante intenso decorreu a final OPEN. Com o Reef a ser o spot escolhido por todos os atletas, vitória teve novamente um bodyboarder que há muito não vestia uma licra de competição, o António Saraiva. António, um verdadeiro aficionado por esta onda, demonstrou manter intactas muitas das características que o tornaram num dos maiores nomes do Bodyboard Nacional. O Simão Monteiro também ele a um nível altíssimo, alcançou a 2ª posição, ficando o super competitivo André Rodrigues em 3º, e um dos maiores aficionados deste circuito, Mauro Bandeiras, em 4º.
A entrega de prémios decorreu já com a noite a cair, em ambiente de festa e partilha de enorme felicidade estampada em muitas caras, foram distribuídos prémios da Viper, 58 Surf, Ericeira Surf & Skate, Gyrol e Native Açaí.
Aproveitamos também para desejar uma boa recuperação e rápidas melhoras ao nosso Atleta Bruno Câmara.
Classificações Finais:
OPEN
1º António Saraiva
2º Simão Monteiro
3º André Rodrigues
4º Mauro Bandeiras
FEMININO
1º Madalena Valério
2º Filipa Broeiro
3º Mariana Silva
4º Carolina Vintém
SUB 18
1º Afonso Paulino
2º Bernardo Pacheco
3º Gonçalo Paulino
4º João Freitas
MASTERS
1º Nuno Cardoso
2º João Nuno Magalhães
3º João Guedes
4º Francisco Almeida
Adicionar comentário