O Presidente Macron insatisfeito com a aproximação de Van der Layen à extrema-direita de Meloni, quer colocar Mario Draghi como Presidente da Comissão Europeia.
Mario Draghi gostaria de ir para a União Europeia mas não para a Presidência do Conselho, o lugar que se fala puder ser ocupado por António Costa.
Sabemos também que António Costa também manifestou a intenção de preferir presidir à Comissão Europeia, cargo para que se for eleito, não era ocupado por um socialista desde 2004.
Veremos como se vai construir o puzzle neste jogo de cadeiras, pois é necessário que o PSE e o PPE continuem a ser os mais votados nas próximas eleições europeias, e seguidamente é necessário que o Conselho Europeu, onde estão representados os Chefes de Estado ou de Governo de todos os Estados- membros, aprove estes nomes e seguidamente é preciso que o Parlamento se pronuncie.
As maiorias no parlamento até hoje têm sido conseguidas com a junção dos votos dos Liberais e dos Verdes, os King Makers, no entanto, se os partidos de extrema-direita tiverem uma votação expressiva, os King Makers podem mudar e Van der Layen com a aproximação que fez a esses partidos ainda poderá ser um nome a ter que se ter em consideração.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma
Adicionar comentário