O Centro de Interpretação da Vila de Mafra (CIVIMafra) acolhe uma exposição temporária dedicada ao tema dos “Amuletos Cristãos”, integrando uma seleção das coleções do Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida e de Manuel J. Gandra. Ampliando a informação disponibilizada aos cidadãos, foram também apresentados novos cadernos.
“Amuletos Cristãos (uma seleção)”, da autoria de Manuel J. Gandra, é o título do caderno que complementa a exposição.
Considera-se que os amuletos protegem do mal produzido por espíritos e entidades sobrenaturais, conscientes e poderosas, sendo que, nesta seleção, se encontram peças cristãs, de índole diversa, acompanhadas dos respetivos enquadramentos simbólicos.
O CIVIMafra disponibiliza, igualmente, o caderno “Memórias de outros escritos”, da autoria de Eusébio Gomes, natural de Mafra, que habitou no Convento e, depois, no Paço de Mafra, tendo sido testemunha de muitas intrigas e intimidades dos quotidianos conventual e áulico.
Em 1834, na sequência da extinção das Ordens Religiosas, achando-se o Convento de Mafra completamente abandonado, foi Eusébio Gomes quem, acompanhado por outros habitantes da vila, fechou as celas e demais dependências para evitar o saque de objetos de valor e preciosidades artísticas.
Legou à posteridade alguns preciosos documentos que esclarecem inúmeros episódios obscuros da história mafrense num período conturbado (Invasões francesas e Guerra Civil entre absolutistas e liberais), os quais são transcritos neste volume, que tem edição de Manuel J. Gandra.
Localizado no Complexo Cultural Quinta da Raposa, o CIVIMafra está aberto ao público de terça-feira a sábado, das 10 às 13 e das 14 às 17 horas. Encerra ao domingo, à segunda-feira e aos feriados.
Adicionar comentário