Geral Música

Alexandra Fortes, a estreia da Maestrina da Ericeira na capital

Aconteceu em Lisboa nos últimos dias de 2023, a 6ª edição dos Coros do Mundo, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat recebeu os prestigiados Larimer Chorale e Voices West, dois coros do Colorado (EUA), que vieram a Portugal e passaram pela Igreja de S. Domingos, na baixa lisboeta.

O padre Vítor Gonçalves, pároco de Santa Justa e Rufina (São Domingos), fez as apresentações seguindo-se a actuação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, dirigido pela maestrina Alexandra Neves Fortes, que fez a sua estreia na direção de coros sinfónicos, acompanhado pela pianista Joana Barata, abriu o concerto com a Missa Breve do compositor português Carlos Garcia e um programa “Da Broadway a Hollywood”.

Seguiu-se a actuação dos coros convidados, Larimer Chorale e Voices West, dirigidos pelo maestro Michael Todd Krueger e acompanhados pela pianista Alice Crawford, com um programa de Natal.

O concerto terminou com duas peças de conjunto “In the Bleak Midwinter”, de Gustav Holst, e “O Menino nas Palhas”, de Fernando Lopes-Graça, cantadas pelos coros em conjunto e dirigidas por Michael Krueger e por Alexandra Fortes, respectivamente.

A Associação Musical Lisboa Cantat faz parte da vida de Alexandra Fortes, a maestrina da Ericeira, desde que entrou como coralista no coro sinfónico, com 18 anos. Foi soprano do Coro de Câmara Lisboa Cantat na temporada 18/19 e maestrina assistente dos Coros Infantil e Juvenil Lisboa Cantat, na temporada 19/20. Dirige regularmente estes coros enquanto maestrina convidada.

Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto