Apresentaram-se no arranque da 1ª Etapa do Circuito BILLABONG ERICEIRA 2024, by NATIVE AÇAÍ 83 inscritos, destacando-se a presença de alguns do mais consagrados Atletas do Clube.
No Dia da Criança a prova ficou marcada pela presença de muita juventude e pela passagem da prova de Ribeira d’Ilhas para a Empa, onde o Reef e o Backdoor proporcionaram excelentes momentos de surf.
No 1º dia, a chamada foi apenas para a categoria OPEN e MASTERS. A prova iniciou-se pelas 8h30, tendo sido interrompida durante a maré cheia, provocando uma longa maratona. O muito público presente na praia pode assistir a excelentes momentos de surf, com alguns dos jovens atletas locais como o David Mendonça ou o Vasco Leitão a “provocarem” com o seu talento alguns dos mais destacados atletas como o Arran Strong, Martim Fortes, Francisco Carrasco, José Maria Ribeiro, Henrique Pyrrait ou Afonso Antunes.
No 2º dia, já na praia da Empa e também com a presença da categoria FEMININO, a prova recomeçou bem cedo com os Masters a iniciarem as hostilidades. O Backdoor e o Reef foram proporcionando excelentes condições até ao final da manhã, tendo a organização optado por interromper a prova, de forma se preservasse a qualidade e o espetáculo com a maré mais vazia, o que viria a suceder. A prova seguiu com as três categorias, alternando entre si até às finais, onde alguns dos mais sérios candidatos foram ficando pelo caminho.
No OPEN, o Afonso Pinto, acabado de representar a Seleção Nacional de Surf Júnior no ISA WJSG, aplicou o seu potente surf de backside nas direitas do Backdoor, realizando o seu score combinado de duas notas excelentes. Nas restantes posições do pódio ficaram o Afonso Antunes, em 2º, seguindo-se de perto pelo Martim Carrasco, em 3º e o Cainã Barletta em 4º. Pela qualidade apresentada, perspetiva-se uma luta bastante acesa ao longo de toda a temporada.
No FEMININO, fruto de duas ondas muito bem trabalhadas durante a final, a Eva Luna estreou-se a vencer neste circuito, deixando a Camila Cardoso em 2º. As restantes posições do pódio ficaram para a Teresa Quina, em 3º, e para a Francisca Miranda em 4º.
Nos MASTERS, O Davi Neves, campeão deste circuito em 2021 e 2022, regressou para este ano fortemente motivado, vencendo novamente uma etapa. Sempre muito seguro e aplicando fortes investidas ao lip, o Davi deixou em 2º lugar o sempre temível competidor Xaninho Ferreira. Nas restantes posições ficaram o campeão 2023, Axel Bellino, em 3º e o Gonçalo Dias, em 4º.
Para finalizar, decorreu a habitual cerimónia de entrega de prémios, onde foram distribuídos prémios da Billabong, 58 Surf, Ericeira Surf & Skate, Native Açaí, Semente e Boardculture Store.
A próxima etapa está prevista para decorrer a 15 e 16 de Junho.
CLASSIFICAÇÕES FINAIS
OPEN
1º Afonso Pinto
2º Afonso Antunes
3º Martim Carrasco
4º Cainã Barletta
FEMININO
1º Eva Luna
2º Camila Cardoso
3º Teresa Quina
4º Francisca Miranda
MASTERS
1º Davi Neves
2º Xaninho Ferreira
3º Axel Bellino
4º Gonçalo Dias
Fotos: Pedro Broeiro / ESC
Fonte: Ericeira Surf Clube (Press Release)
Adicionar comentário